22 de jul de 2011

Tortinha de nutella


























Gordice pura.Olho grande. Lombriga. Tudo isso me fez sair de casa só pra comprar os ingredientes e executar essa receita que eu teimei que tinha que fazer.
Foi um começo promissor seguido de momentos de dúvida, incerteza, ansiedade, raiva, resignação, deleite e por fim, arrependimento. Mas daquele da Madalena, sabe? Que se jogou no chocolate e só depois foi lembrar que existe uma coisa chamada b-a-l-a-n-ç-a?

Tudo por que eu inicialmente ia fazer o recheio de ganache de chocolate amargo, pois meu paladar não pedia nada muito doce. Queria apenas chocolate. Aí eu inventei de usar nutella, e achava que só misturando com creme de leite ia ficar com uma consistência legal: nem muito duro, nem muito mole. Só que no meu jeito agoniado de ser, ao invés de ir colocando o creme de leite aos poucos, eu joguei tudo duma vez e o creme ficou uma delícia, mas ficou mole. Lá precisou de gelatina incolor pra dar consistência, e o que era pra ser uma sobremesa tipo "quase-instantânea", ganhou mais um ingrediente que não era tão instantâneo assim.

Whatever, eu nem ia mais postar essa receita por que, na boa, achei doce demais... Ruim não ficou, até por que pra juntar nutella e morango em uma receita e dar errado precisa ter um talento especial. Mas... achei válido postar por conta da ideia, e aí cada um faz o recheio que quiser: de brigadeiro, de fruta, de ganache, enfim. Pode até mesmo ser a nutella, se você for uma formigona.

A questão é que muita gente deixa de fazer tortas com essa base por que não tem uma fôrma de aro removível. Então a ideia é você usar o que tiver em casa: um ramequim, uma xícara, fôrma de empada, qualquer coisa.

Primeiro você vai triturar 1 pacote de bolacha amanteigada de chocolate no liquidificador e depois vai misturar com 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga (na verdade é melhor colocar uma e ir misturando, ver se precisa de mais, até virar uma massa que quando pressionada não esfarele). Reserva.

Aí você vai forrar o seu "molde" com papel filme, e espalhar essa massa no fundo e laterais. Eu usei uma cumbuquinha de sobremesa:













No meu caso rendeu 3 unidades por que minhas cumbuquinhas são meio grandinhas, se fossem fôrmas de empada ou xícaras teria rendido bem mais. Então você escolhe o seu recheio, coloca dentro dessa massinha (cuidado pra não encher demais) e leva pro congelador por uns 20 min, depois decora com o que quiser: raspa de chocolate, um pouco de biscoito triturado... Na hora de servir você usa o papel filme pra ajudar a desenformar, mas detalhe: tem que servir imediatamente.

Quem quiser arriscar o creme de nutella é simples: eu misturei 1 caixinha de creme de leite com um copo de nutella+1 colher de sopa de gelatina incolor hidratada (no liquidificador). E se for decorar com morangos, como na foto, é bom colocar só na hora de servir pois ele solta água que pode "manchar" o seu creminho.


























Então sabe todas aquelas tortas que você olha, tem vontade de fazer mas pensa: "ah, se eu tivesse uma fôrma apropriada..."? Ou então serve também pra quando quiser servir porções individuais em um jantarzinho, faz um charme hein?

Dia dos pais chegando e sei que tem gente programando altos almoços em família, então #ficadica :*

17 comentários:

  1. Essa receita é tudo de bom! Meu Deus! Que vontade de dar uma mordidona nela.
    Beijos e valeu pela tortura de sexta!
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Que coisa deliciosa !!!!
    Fiquei com agua na boca serio!!!!
    com certeza vou fazer!!!

    http://manualdecasada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Hummm... deu água na boca!!! Receita boa para faze no final de semana, super prática e pelo jeito saborosa..
    um grande abraço
    Falou Tchau!
    www.faloutchau.com.br

    ResponderExcluir
  4. QUE DELÍCIA...ME TIRA UMA DÚVIDA, O CREMINHO VC BATEU TDO NO LIQUDIFICADOR?(NUTELLA COM CREME DE LEITE COM GELATINA DISSOLVIDA) E NÃO DESANDOU(DE FICAR MOLE? pOIS UMA VEZ PEGUEI UMA RECEITA DE BRIGADEIRO DE COLHER QUE MANDAVA BATER TDO NO LIQUIDIFICADOR O BRIGADEIRO PRONTO(FEITO COM 1 LATE DE LEITE CONDENSADO) COM 1 CAIXINHA DE CREME DE LEITE...E O TROÇO FICOU MOLE DE UM JEITO QUE NÃO HOUVE COMO COMER DE COLHER...VIROU UM MINGAU BEM RALO.
    TO QUERENDO FAZER ESSA SUA IDÉIA DO CREME DE NUTELLA PRA COLOCAR EM TACINHAS DAQUELAS DE BRIGADEIRO DE COLHER PRA SERVI NO MEU CHÁ DE BEBÊ...O QUE VC ACHA?
    AGUARDO O ESCLARECIMENTO DA MINHA DÚVIDA...E SÓ PRA LEMBRAR...ADORO SEU BLOG
    BJS

    ResponderExcluir
  5. Essa massa pode ser assada não é??? Pensei e assar,despejar o recheio e levar à geladeira...da mesma forma q a torta de limão ^^...huuuummm q vontade!!!!

    ResponderExcluir
  6. Adri e Greice e "Falou tchau", que bom que gostaram, façam mesmo =)

    Ju, pode bater no liquidificador sem medo, pois é na geladeira que a gelatina vai fazer ficar durinho. Adorei sua ideia, vai ficar lindo! Só acho o preço meio salgadinho, pois nutella não é muito barata né... mas se vc tá podendo então se joga heheheh

    Aline, eu não vejo necessidade de assar não, mas é claro que assada ela fica crocante, o que dá um up no resultado final. Depois me conta como ficou?

    ResponderExcluir
  7. Vou tentar fazer essa maravilha, vc pode usar forma de cupcake usando o papel filme pra desenformar, fica um tamanho perfeito...

    ResponderExcluir
  8. Meu Deussssss o Néctar dos Deuses revelado!!! Aí que vontade!!!!!

    ResponderExcluir
  9. adorei!quero fazer!

    ResponderExcluir
  10. Olá Juliana,

    acabei de ver essa mesma receita no site receitas.com. Inclusive usa a última foto que você postou. Você autorizou o uso da foto?. Caso não tenha autorizado, segue abaixo o link da receita no receitas.com.

    link: http://www.receitas.com/tortinha-de-nutella-4e29b36295b5d03690002835

    ResponderExcluir
  11. "Anônima Paula"

    Olá....
    Vc tem ctza q essa "massa" resiste depois de retirada do congelador?
    E, caso precise assar, vc poderia indicar outra receita de massa?
    Adorei, muito bonito e, mesmo doce demais, parece muito saboroso

    ResponderExcluir
  12. Pode trocar a manteiga por margarina?
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. quantas tortinhas rendem Juliana?

    ResponderExcluir
  14. Noooooossssa! Adorei a receita, minha filha Shana, AMA nutella.

    ResponderExcluir
  15. Fernanda Carvalho17/11/12 19:03

    Oi, Juliana! Em primeiro lugar, nota 10 para o seu blog.

    Tenho uma dúvida quanto a essa torta: o recheio tem que ir no congelador tb? Ou faz a massa e depois dos 20 min recheia?

    Outra pergunta: depois dos 20 min, a massa pode ficar de boa fora da geladeira?

    Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Oi, Juliana! Então, fiz a receita (meu namorido AMOU!) e de fato tem que ser servido na hora, mesmo... Do freezer direto para a mesa. Mas deixo aqui n2 dicas:
    1) Ao invés de filme PVC (que eu DETESTO manusear pq embola, é difícil de esticar, enfim.. #irritante) eu usei daqueles saquinhos para congelar: basta cortar uma das laterias e o fundo e ir encaixando nas formas escolhidas (eu usei daquelas de cupcake que vem com 12).
    2) Como eu também não sou chegada a nada exageradamente doce, usei os seguintes recheios combinados: ganache de chocolate amargo(ao qual eu juntei 2 colheres de sopa de conhaque, que deu um toque delicioso) e brigadeiro de colher de limão siciliano. A mistura do azedinho do limão com o ganache ficou maravilhosa. Ah: só coloquei o recheio na hora de servir. É assim mesmo?

    Da próxima vez vou experimentar assar, mas daí vou forrar as forminhas com papel celofane para ver se funciona...

    Um grande abraço e obrigada pelas dicas maravilhosas que sempre colocas aqui!

    ResponderExcluir

Gente, eu realmente gostaria de responder os comentários prontamente, mas na correria não tenho conseguido. Quando houver dúvida sobre as receitas, favor mandar por email (contato@pitadinha.com) ou na fan page (www.facebook.com/pitadinha) que lá eu respondo mais rápido! Obrigada pela compreensão!

Related Posts with Thumbnails