20 de jul de 2011

Escondidinho de bacalhau


























Eu confesso que não tenho muita familiaridade com bacalhau. Conto nos dedos de uma única mão as vezes que fiz depois que casei, por que o marido tem agonia de achar espinhas em qualquer tipo de peixe e eu não tenho muita paciência de ficar catando não. Só que veja só você, dia desses tinha hóspedes em casa que compraram o filé de bacalhau fresco, na verdade não era fresco, mas não era o seco. Era fresco, mas congelado, entendeu né? E o melhor da história foi que o bacalhau assim já vem no ponto certo do sal ou seja, um trabalho a menos - dessalgar. Outro trabalho a menos: por ser só o filé, não tinha espinhas! Corri pro abraço e fiz as pazes com o bacalhau, e já tenho mil planos pra ele daqui pra frente.

Pois bem, domingo resolvi refogar mais ou menos 500g desse bacalhau fresco que eu "rasguei" em lascas em um pouco de azeite com cebola e alho. Depois de refogar levemente juntei 3/4 de xícara de leite de coco e deixei lá cozinhando em fogo baixinho até dar uma boa secada. Ao mesmo tempo fiz um purezinho de batata com alho, e quando terminei juntei 1 colher de sopa de requeijão (fiz purê com 3 batatas médias).

Aí foi só finalizar o bacalhau com um pouco de pimenta do reino e coentro picado, arrumá-lo no fundo de uma assadeira e colocar o purê por cima, "escondendo" o bacalhau todo. Coloquei uma porção generosa de parmesão ralado na hora por cima e levei ao forno na temperatura mais alta (no meu é 295º) até ficar bem douradinho em cima.

Pra servir basta uma saladinha gostosa, já que no escondidinho você já tem a proteína (o bacalhau) e o carboidrato (a batata). O leite de coco é opcional, eu tinha dando sopa na geladeira e usei.

Fico devendo mais fotos mas é que a fome tava tão grande que não rolou =)

6 comentários:

  1. Ju, adivinhou meus pensamentos estava procurando uma receita pra fazer fim de semana, meu marido adora bacalhau .... muito obrigada! bjos

    ResponderExcluir
  2. Que delicia!!! Fiz o bolo de macacheira e ficou muitoooo bom todo mundo amor aqui, ficou uito fofinho.... Seu blog já virou um vicio!!!

    http://manualdecasada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. a torta de legumes não dá certo, a receita é furada, não dá para confiar nestas receitas as quantidades são erradas

    ResponderExcluir
  4. E antes que me chamem de frescurento, preciso explicar minha agonia com espinhas: é que acho muito ruim chegar cheio de fome no juízo e ter que ficar catando espinhas :D Peixe pra mim, não sendo filé, é uma comida com péssima usabilidade! kkkk...

    ResponderExcluir
  5. Vou fazer o teste amanhã com macaxeira, tomara que dê certo. Parece delicioso!! Maísa

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pela excelente receita, tem um aspecto fenomenal, deve estar uma delicia! Parabens.

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails