2 de jun de 2011

Uma lata, duas dicas


Taí um item que não deveria faltar na despensa de uma pessoa precavida. Vira bolo, vira salada, incrementa qualquer prato. Não, eu não estou fazendo publicidade de graça pra Predilecta, era a marca que tinha aqui na despensa da minha mãe mesmo =)

Eu sei que esses dias o blog tá meio abandonadinho, então hoje vou me redimir com uma receita dois em um, tá bom?

A primeira é um creme de milho bem básico que aprendi com minha sogra, super fácil e rapidinho de fazer, além de ser um acompanhamento delicioso:



  • 1 lata de milho verde em conserva (com a água)
  • 1 medida da lata de leite
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • Sal à gosto
  1. Bata no liquidificador o milho com a água + leite
  2. Leve em uma panela ao fogo baixinho, acrescente o sal e espere levantar fervura
  3. Assim que ferver, retire uma concha do creme e coloque em uma xícara, dissolva nessa quantidade o amido de milho com a ajuda de um garfo, batendo rápido
  4. Leve essa porção para junto do resto do creme, e continue mexendo até engrossar (você pode regular se quer mais grosso, mais ralo...)

Não é simples? E o cheirinho de milho então? Difícil resistir e não provar ali mesmo na panela. Agora, esse creme vira também uma base muito útil pra dar uma nova cara pra aquele frango assado que já não aguenta mais virar risoto, ou aquele resto de filé de peito grelhado que endureceu na geladeira por que foi rejeitado, sabe? Pois então nem pense duas vezes: desfia os restos mortais da penosa, refoga com cebola, tomate, pimentão, e mistura com o creme de milho. Aí nesse caso, você bate o milho com o leite no liquidificador e coloca junto do frango que já está refogado (eu nesse caso até dispenso o amido de milho, gosto dele mais ralinho). Deixa tudo cozinhando ali bonitinho, acerta o sal, enquanto faz o arroz e uma saladinha e plim: milagre do aproveitamento realizado e sem ares de comida velha...


Ainda tem mais, você pode trocar o arroz por uma bela massa, e servir esse creme de frango como molho. Fica uma delícia e ainda sai um pouco do padrão molho branco/vermelho =)


8 comentários:

  1. Cada dia mais craque nas fotos, heim! Parabéns, amor <3

    ResponderExcluir
  2. Adoro Creme de milho... aqui em casa todos amam... na minha receita ainda acrescento queijo mussarela ralado...hhhuuummmmmm fica uma delícia....
    Estou indo fazer meu almoço agora, e o cardápio vai ser esse creme de milho com frango.... obrigado, você salvou meu almoço sem graça...
    beijos amiga.

    Telma

    ResponderExcluir
  3. Concordo com teu marido. As fotos tão cada vez mais bonitas. Super profissional essa Juliana!
    Ju, espero que dê tempo de vc me responder, sabe aquele bolo de chocolate q vc ensinou recentemente? O ovo precisa passar na peneira? Passei da vez que fiz mas achei q a massa ressecou um pouco e fiquei me perguntando se teria sido isso.
    Beijo!
    Nanda Sandes

    ResponderExcluir
  4. Adorei a dica do milho Ju. Com certeza vou fazer. Ah, queria te avisar que criei um outro blog. Chama-se Mundo da Casa e lá vou botar as receitas que faço, falar um pouquinho de artesanato, moda, decoração etc. Dá uma passadinha lá. Eu gostaria de falar do macarrão da preguiça, que virou estrela aqui em casa e falar do seu blog. Posso?

    Beijo

    Eliane
    (Leituras de Eliane)
    (Mundo da Casa)

    ResponderExcluir
  5. Procuro por uma receita que já usei alguns anos atras e a perdi.....
    Fazia um bolo de chocolate que não levava leite na receita e sim água, mas a água era medida para completar uma determinada quantidade em ml mas já com o ovo. Ou seja eu colocava o ovo no copo de medidas e completava até determinada quantidade com água (enteudeu!?!?!?), pois é, o bolo era maravilhos e não tenho mais esta receita, será que vocês teriam?????
    Vandete Salvador
    vandetec@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Aqui em casa fazemos um bolo de milho que é com o milho em lata, adoro porque fica molhadinho... se quiser te passo.

    ResponderExcluir
  7. Luciane Rocha17/11/11 23:56

    Amigos eu faço o creme e acrescento quase no final um vidro de requeijão ou entao queijo gorgonzola se for um dia mais especial.

    ResponderExcluir
  8. Eu coei os bagacinhos do milho, não sei porque fiz isso... me deu vontade! Então, fiz o restante do jeitinho da receita. Deixei ficar da textura de angu (mais molinho) e servi com carne e calabresa. Ficou gostoso! Meu marido disse que era angu falso!

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails