21 de jun de 2011

Arroz de coco


























Depois do sucesso do arroz de cerveja, me senti na obrigação de postar essa outra versão de arrozinho esperto que arrancou suspiros da família.
Se um dia acabasse toda a comida do mundo e me dissessem que eu só comeria esse arroz pro resto da vida, eu ia adorar. E olha que pra arroz branco eu sou muito chata, já que desde que o arroz integral entrou na minha vida, passei a achar o arroz branco tão sem sal, sem graça e sem gosto.
Eu vou contar como fiz o meu, e depois o outro caminho mais fácil, aí vocês escolhem se preferem sarna pra se coçar ou vão fazer linha "praticidade é tudo", ok?
Tudo começou quando eu lembrei de um coco ralado fresco que eu tinha congelado (por que na cozinha nada se perde, tudo se congela, né). Bati 1 xícara de coco ralado fresco com 2 xícaras de água fervente no liquidificador, depois passei no coador de pano (você pode usar pano de prato limpo) e apertei bem pra tirar todo o leite possível e tan-dan: tinha o leite de coco fresquíssimo, e melhor ainda, quentinho. Então a partir daqui é tudo igual:

  • Lave 1 1/2 xícara de arroz e reserve (aguarde 30 minutos pelo menos para que a água escorra bem)
  • Pique dois dentes de alho e refogue rapidamente no azeite/óleo
  • Junte o arroz escorrido e mexa sem parar até que ele fique bem soltinho
  • Junte 1 garrafinha de leite de coco quente (ou o leite de coco fresco conforme as intruções lá de cima)
  • Acrescente o sal, tampe a panela e abaixe o fogo (fique de olho)
Nesse momento, é bom colocar uma água pra ferver, pois dependendo da marca do arroz e do tipo de panela que você esteja usando, o arroz pode cozinhar mais rápido ou mais devagar (panelas de inox cozinham bem mais rápido que as de alumínio fundido, por exemplo), e então pode ser que o líquido seque sem que o arroz esteja cozido completamente, então acrescente um pouquinho de água e fique de olho.

Eu não sei dizer, sinceramente, qual dos dois é mais gostoso: o aroma ou o sabor desse arroz. Só sei de uma coisa... Deus criou o coco.

8 comentários:

  1. Hummm! Esse arroz de coco deve ficar tudo hein! Adorei a idéia de congelar o coco fresco ralado! Tou com um lá em casa e acho que vou fazer isso mesmo!! Adorei Ju! Beijos Tereza

    ResponderExcluir
  2. Hum! que ótima idéia. Adorei a sugestão!Quero experimentar.

    ResponderExcluir
  3. Tereza, pois é, eu descobro há pouco tempo esse negócio de congelar coco, é tão bom né? E o arroz fica muito gostoso, viu...

    Mônica, depois vem me contar se gostou!!!

    ResponderExcluir
  4. Aqui em casa a gente congela o coco tb. Eu vi a apresentando bobó de camarão com arroz de coco. Fiquei esperando a receita, mas não deu para pegar, tinha uma ideia de como era o arroz, mas queria a confirmação. Depois que eu fizer eu digo com ficou... Beijos

    ResponderExcluir
  5. Fiz com integral e óleo de coco pra acompanhar uma moqueca😋

    ResponderExcluir
  6. O coco não sobe e acaba derramando não?

    ResponderExcluir
  7. Desu criou o coco! hahaha Perfeito!
    Vou experimentar ;)

    ResponderExcluir
  8. Hum!!! Amo o coco, é a maior prova que Deus é amor

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails