11 de mai de 2011

Saudade da terrinha

Quando penso na minha terra, lembro de tantos e tantos sabores... do x-caboquinho das bancas de café espalhadas pelas ruas, do tacacá, do mingau de banana com tapioca com bastante leite condensado, da matrinxã assada na brasa. Lembro do creme de cupuaçu de verdade - azedinho até dizer chega, e das tapiocas gigantes do café da Priscila. Mas sem dúvida, uma das minhas maiores saudades é de um legítimo açaí, batido com açúcar e servido com uma boa farinha de tapioca. Na terra do açaí, é assim que se come.

Dia desses encontrei essa geléia de açaí e resolvi dar um voto de confiança, tamanha era a minha saudade. Ela é fabricada no Pará, e foi lá memo onde tomei um dos melhores "açaís" da minha vida: encorpado, pronunciado.


























A geléia é uma delícia! E logo vi que serviria perfeitamente pra materializar minha insana vontade de comer um cheesecake de açaí. Se você preferir, escolha outra geléia bem gostosa e teste essa receita que é feita no forno, prestenção:
  • 2 xícaras de cream cheese (ou requeijão cremoso daquele bem grosso)
  • 1 1/2 xícara de açúcar
  • 2 gemas
  • 2 claras batidas em neve
  • 2 pacotes (fileiras) de bolacha maizena triturada
  • 100g de manteiga (ou mais pra dar o ponto)
  • Geléia de sua preferência para cobrir
  1. Triture as bolachas no liquidificador e misture com a manteiga até o ponto de apertar na mão e virar um bolinho sem esfarelar
  2. Forre o fundo (só o fundo) de uma fôrma de aro removível de 24cm de diâmetro e reserve
  3. Misture as gemas com o açúcar (se quiser usar a batedeira, melhor) e em seguida o cream chesse
  4. Acrescentes por último as claras em neve mexendo delicadamente até incorporar tudo
  5. Transfira para a fôrma sobre a base de biscoitos e leve para assar em forno pré-aquecido a 180º até firmar e atingir um tom bem moreno
  6. Deixe esfriar e leve para gelar
  7. Sirva coberto com a geléia de sua preferência

A receita original é essa do Edu Guedes, eu optei por diminuir o açúcar e fazer meia receita.

E pra terminar a história: me peguei com meu cheesecake vestido de amazonense e só larguei por que tinha que guardar um pedaço pro marido, senão...

10 comentários:

  1. Ju
    Que linda que ficou sua receita. Matou sua saudade? Espero que sim.
    Beijos

    Patty

    ResponderExcluir
  2. Nossa vc falou de tanta coisa, matrinxã assada? acho que desses aí só conheço o açai e a tapioca.

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Só depois que vim morar no Pará, é que eu descobri como se come o açaí de verdade!!! E claro, descobri o seu verdadeiro sabor... muito bom, adoro!
    Lu

    ResponderExcluir
  4. Oi ju! tô tão sumida...estudando muito! Mas pense numa vontade de provar cada coisa que vc falou no post, sério!! Adoro experimentar coisas novas, experimento de tudo mesmo. O máximo que vai acontecer é eu não gostar de algo, né?? Tu não consegue "desenrolar" umas receitas parecidas? Com ingredientes que possamos em contar aqui??

    ResponderExcluir
  5. matei toda minha vontade...minha mãe chegou ontem de rondonia e trouxe açaí e cupuaçu...depois de 18 anos em recife, pude matar minha vontade, graças a minha mãe ! acabei de tomar açaí...kkk

    ResponderExcluir
  6. Uau cheesecake de açaí? Essa é nova pra mim. Nos EUA a segunda sobremesa preferida do Bruce é o cheesecake e no AM ele ama açaí, vou ver o que ele acha dessa mistura.

    ResponderExcluir
  7. Oi Ju td bem? Uma coisa q como só qdo vou lá é aquela deliciosa tapioca na folha da bananeira. Q delícia!!!! Aquela terra, q tb é a da minha mãe, tem mtas gostosuras né?
    Recentemente comi tambaqui assado e uma caldeirada tb maravilhosa!!! Peixe vindo especialmente p/ evento em família em terras cariocas...

    Bjs,
    Andréa Castanhola

    ResponderExcluir
  8. Patty, matei em parte, ainda quero tomar um açaí delícia =)

    Joana, Matrinxã é o peixe mais gostoso de água doce na minha humilde opinião. Ai, só de lembrar já salivo...

    Cami, a geléia é do MJ Bandeira =)

    Lu né que não tem comparação?

    Dani, é que tem coisas meio difíceis de substituir, mas quando minha mãe vem ela traz algumas coisas, e aí a gente marca um café que eu te mostro um pouco da culinária da minha terra =)

    Raquel, faz que teu marido vai te amar pra sempre =))))

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails