13 de mai de 2011

Consolo em forma de bolo



















































Eu sei, eu sei... Sei que não é certo descontar qualquer sentimento - alegria ou tristeza - na comida.
Mas há dias em que você está tão triste, tão precisado(a) de alívio, de lembrar que a vida é mais do que os problemas, que pouco importa se é politicamente correto simplesmente preparar um bolo de chocolate no meio da tarde e se dar o direito de saborear uma fatia sozinho(a), bem devagar, enquanto engole o choro e pensa em como vai  fazer pra descascar os abacaxis que aparecem pelo meio do caminho.
Muito depressivo esse post? Desculpa... É que essa receita foi pra mim puro consolo em forma de bolo.

Um belo dia assistindo Na-maria-braga conheci esse falso brownie que parece brigadeirão, que parece torta e no fim vira um pouco de tudo isso, só que muito mais gostoso. Veja como o preparo é interessante:


Bolo chocochips (esse é o nome que ela deu pra receita, não me pergunte o porquê)

Misture em uma tigela: 1 caixa de pó para preparo de bolo de chocolate (de qualquer marca) + 1 ovo + duas colheres de manteiga, faça uma farofa úmida e use-a para forrar uma fôrma de aro removível, fundo e laterais. Reserve.
Misture 1 lata de leite condensado + 200g de chocolate meio amargo derretido + 1 ovo e despeje sobre a outra massa. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180º até que o centro esteja em ponto de brownie (firme porém deixando o palitinho molhado)
Passe uma faquinha nas laterais antes de retirar o aro e espere esfriar um pouco antes de cortar
O surpreendente é que apesar de ter uma massa no fundo e laterais diferente da massa do recheio, durante o preparo tudo se mistura e vira uma coisa só, crocante por fora e molhada por dentro. Se quiser, jogue raspinhas de chocolate pra decorar =) Pra quem gosta de doce bem doce, pode usar chocolate ao leite. Eu usei meio amargo e ainda achei muito doce, na próxima vez uso o amargo mesmo.

E atenção: se você não tem fôrma de aro removível (ou fundo falso), pode fazer em qualquer outra. Só que não é prudente tentar desenformá-lo, então corte as fatias ainda na fôrma e sirva =)

17 comentários:

  1. que bolo lindo!
    vou correr pro supermercado e fazer hoje mesmo
    beijão

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei a dica! Já comprei os ingredientes e vou fazer nesse fim de semana... depois posto no meu blog e digo que foi vc quem deu a luz da ideia! A propósito, passa lá e me diga o que acha http://temperonovo.wordpress.com/

    Beijos,

    Paula Lima e Mello

    ResponderExcluir
  3. Eu fiz e acabei de postar.
    Na verdade já tinha feito em 2009, e ficou tão doce, que não descia..kkkkkk
    agora, fiz como vc e usei o chocolate meio amargo.
    Não resisti as suas fotos....
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ver o bolo da Fabi e corri pra conhecer sua cozinha...Ficaram maravilhosos, os dois!!
    Esse bolo está muito lindo e é impossível resistir a tamanha gostosura...
    beijkas
    Maísa
    ondas de sabores (já estou te seguindo!)

    ResponderExcluir
  5. Oiee, tb acabei de ver o bolo da Fabi e passei aqui pra dar uma olhadinha no seu...
    Essa ultima foto tá de babar...
    Realmente um bolo desses alivia qq tensão!!!
    Vou testá-lo...
    Bjim

    ResponderExcluir
  6. Eu fiz, ficou diferente de aparência, mas ficou muito bom, adorei. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu fiz!! E ficou lindo e super gostoso! O pessoal daqui de casa super adorou! Hoje não resta nem um pedaço (fiz na sexta-feira) e até o namorado que não é fã de doce aprovou.

    Usei o chocolate meio-amargo, mas acho que o amargo deve ficar mais gostoso ainda. Pensei em cobrir com amêndoas em lasquinhas, ao invés de chocolate, mas a diretoria daqui de casa preferiu o doce muito doce mesmo :)

    Achei a massa e recheio muito parecidos com o meu bolo preferido da Dalena (conhece, né?) Fiquei pensando, D. Juliana, como eu faço para colocar um toque de maracuja nesse bolo (calda ou tipo um chantili com toque de maracujá). Sugestões?

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Vanisa, que bom que gostou!

    Paula, vou lá sim =)

    Fabi fui lá e ficou lindão! Ficou mais alto que o meu, delícia!

    Maísa e Dri, sejam muito bem vindas!

    Nanda: você pode bater creme de leite fresco com açúcar e suco de maracujá concentrado, jogar por cima... humm acho que ia ficar uma delícia!

    ResponderExcluir
  9. Sem palavras, isso é uma perdição. Fantástico! Quem não fez, faça... vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  10. Pelo google reader sua receita chegou até mim. Nossa, que sorte! Acabei de comer o primeiro pedaço, ficou uma delícia! O noivo adorou =)
    Da próxima vez acho que vou trocar pelo chocolate amargo, porque acho que a massa do bolo era muito doce, mas mesmo assim ficou muito bom.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  11. Oie, eu fiz esse bolo mas o que não me agradou foi que o bolo que usei ficou super enjoativo e parece que não assou... mas o recheio é maravilhoso. Qual massa vc usa?
    Bjim e obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  12. Juliana, fiz esse bolo hoje para meu filho que não vinha em casa há dois meses, pois mora fora... Pelo jeito, agora vai ficar muito mais tempo sem vir...
    Segui rigorosamente as instruções e ficou uma droga. Olha, me perdoe, mas estou tão desapontada... Só o centro é possível comer. O fundo e as laterais ficaram como pedra. Ele me disse que ao menos descobri uma nova solução de argamassa, cimento mesmo. É,sei que não sou uma chef de cozinha, mas sempre que sigo orientações de uma receita, faço boas coisas e com a tua, simplesmente foi um fiasco.

    ResponderExcluir
  13. esse eu fiz q ficou uma delicia!!

    ResponderExcluir
  14. Fiz com cacau em pó em várias versões em formas pequenas: com licor de menta, com geléia de damascos (sem açúcar), com nozes, avelãs, café... Tudo sucesso. Com chocolate mesmo meio amargo fica muito enjoativo mesmo.
    O ponto em que ele fica pronto é que eu achei meio obscuro na receita.. Acabei tirando do forno sempre que o bolo das laterais estava ficando sequinho.

    ResponderExcluir
  15. Adorei essa loucura !!! Conheci a recieta no http://br.mulher.yahoo.com/bolo-crocante-de-chocolate.

    Para as amigas que acham que o resultado não foi bom, recomendo:
    1) Escolha uma massa pronta que já conheçam, usei da "Regina" que sempre achei com pouco açúcar.
    2) Com o meio amargo fica gostoso e nada enjoativo, com o amargo deve ficar maravilhoso!!
    3) Pode ser que o tempo de forno não seja o ideal conforme o forno de cada uma, o meu assei a 240º (meu forno é doido e não faz mais os 180º!), e assou em 35 minutos. As bordas ficam levemente crocante, afinal, este é o Bolo Crocante de Chocolate.

    Vou tentar fazer com choco branco, deve ser uma maravilha!!!!!

    Enia/RJ

    ResponderExcluir
  16. Descobri esse cantinho por acaso. AMEI!
    E esse bolo é a minha cara... Adoro cozinhar, mas gosto de coisas simples, que não demande muito tempo nem muitas habilidades.
    Utilizei misura para bolo sabor capuccino e não encontrei chocolate amargo nem meio amargo no mercado (um absurdo né), acabei comprando Alpino. Ficou simplesmente demais! Não foi possível esperar, comemos morno mesmo!
    Só achei a massa um pouquinho seca e coloquei uma colher a mais de manteiga.
    Virei fã! Voltarei sempre e testarei outras receitas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Posso usar creme de leite no lugar do leite condensado?

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails