22 de abr de 2011

Páscoa handmade: brownie de nutella





































































Eu não comemoro páscoa não, mas confesso que me aproveito da data pra me jogar no chocolate assim, só de leve (ahhh tá)...

O fato é que todo-mundo-sabe-não-preciso-dizer que prefiro coisas feitas do que compradas, e aqui vai minha sugestão de receita E embalagem super fáceis de fazer. Por que aqui é assim, a gente mata a cobra e mostra o pau. De canela.

Brownie de nutella com avelãs

  • 1 pote pequeno de nutella (230g)
  • 2 ovos
  • 100g de manteiga (uma colher de sopa cheiona)
  • 3/4 de xícara de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá ssência de baunilha
  • 1 xícara de avelãs picadas (pode ser castanha de caju, amêndoas, nozes...)
  1. Pré-aqueça o forno a 180º, forre uma forma de 22cm* com papel manteiga e unte o papel com manteiga
  2. Derreta a manteiga, junte a nutella, misture bem
  3. Acrescente os ovos, a essência, misture mais um pouco
  4. Peneire a farinha sobre a mistura, incorpore em seguida junte as avelãs
  5. Tudo junto e misturado, transfira para a fôrma e leve para assar por 20 min +/-
  6. Faça o teste do palito: o palito tem que sair seco, porém com um tiquiiiiinho de massa grudada
  7. Espere esfriar para cortas os quadradinhos
Eu polvilhei um pouco de açúcar de confeiteiro por cima só pra foto, tá. Importante: o brownie de nutella não cria aquela casquinha característica dos brownies, então quando isso acontecer não se desespere, sua receita deu certo!
Para embalagem, eu usei essa idéia aqui que a Anna me mostrou uma vez e eu amei. Tinha um tecido de cenourinha em casa, e aí, né, páscoa, coelho, e tal, tudo a ver, então foi só cortar um quadradinho, dar uns nózinhos e arrematar com o pau de canela. Não ficou super originex? Se você não tiver esse tecido, não tem problema, use qualquer outro que quem ganhar está mais interessado no que tem dentro, vai por mim.

*Essa é uma fôrma pequena! Se você é louco(a) por brownie, vale a pena investir numa fôrma menorzinha, de 22x18cm (+/-), assim seu brownie fica de uma altura legal sem precisar de muitos ingredientes.

9 comentários:

  1. Que maravilha amiga ficou uma oferta linda e o embrulho mesmo lindo,bjokinhas

    ResponderExcluir
  2. Juh, flor do meu jardim..
    Páscoa p mim tb tem ôtro significado... e nem sou fã de chocolate, mas nutella é diferente, né mess cumadi =]

    Vi essa embalagem a primeira vez com a Simone, e a moda q veio p ficar oriental... mas com panim de cenourinha e canela assim...só com prendada q nem vc...
    Um bejim com carim prá vc e prá Nandinhah

    ResponderExcluir
  3. Acho que essa foi a melhor receita de brownie que você já fez. Sou fã do mais molhadinho, mas esse fica leve, fofinho, não leva açúcar e as avelãs são o toque mágico da receita :D Bom demais! Dá pa comer uns 20 sem nem sentir (eis o perigo!).

    ResponderExcluir
  4. Que legal Ju.
    Vou tentar fazer aqui em casa.

    ResponderExcluir
  5. coisa boa...nao sou chegada de bronies..mas com nutella..deu vontade de correr atrás..bjim

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana,

    Primeira vez que faço um comentário no blog mas leio tooooooodos os dias. Moro em Calgary (Canada)e quando vi sua receita de brownie corri pra fazer.Ok ok não sou lá essas cozinheiras todas mas tentei. O resultado : ficou bom, afinal leva nutella, mas com um leve gosto de farinha de trigo. Aí pergunto a vc que é minha guru da culinária : o que posso ter feito de errado ?. Detalhe : não tem mais um pedaço pra contar a história. rsrsrsrsrs. Mas ficou o mistério no ar...

    Bjim

    ResponderExcluir
  7. Belinha, que bom que gostou =)

    Amehlia, amei essa idéia, agora só quero usar paninho em tudo pra dar de presente =) Bgda, fofa!

    Amor, vc é suspeito, hahahaha

    Ivone: tenta e depois me conta!

    Cacau, pois é, acho que desse tu vai gostar =)

    Helô, vc disse tudo, hehehe

    Lidy, tente então na próxima vez duas coisas: coloque 3/4 de farinha de trigo e deixe menos tempo no forno. Às vezes a própria marca da farinha de trigo causa diferença entre uma tentativa e outra, mas pode ser que assim fique melhor para o seu paladar =) E que guru que nada, sou só uma cozinheira de mão vazia =)

    ResponderExcluir
  8. Eu tmb dei brownies de páscoa :D Na verdade, foi de Páscoa e de aniversário e um amigo meu, que foi no feriado. Todos adoraram :D Mas dessa vez eu fiz uma embalagem diferente, juntei três fatias do brownie, cada uma enrolada no papel manteiga separadamente, e fiz uma trouxinha de chita, e amarrei com uma fita. Ficou legal :D

    :*

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails