7 de abr de 2011

Cabeça de alho

Dia desses a gente comentou aqui sobre as várias propriedades e formas de uso do alho, esse tempero tão amado por muitos (nem tanto por algumas pessoas). 

Uma dica que adotei foi a de cortar uma cabeça na metade e usá-la em assados. Pode parecer esquisito (pra mim, no começo pareceu) usar o alho assim, com casca e tudo, mas faça o teste e me diga se ele não dá um toque especial para a carne, seja ela qual for...

Aqui umas coxinhas de frango que marinaram no limão + sal + pimenta, dispus em uma fôrma de bolo inglês, salpiquei tomilho seco e arrumei o alho bonitinho ali no meio, cobri com papel alumínio e depois forno a pré-aquecido a 200º até ficar molinha. Depois é tirar o papel alumínio e deixar até dourar (coloquei uma colherzinha de manteiga em cima de cada coxa que ajuda a dar um dourado bonito).


























Desculpa que não tirei foto dela assada? Até por que a intenção era postar a dica do alho e não a receita, mas quando vi já tinha começado.

Se bem que essa nem é a que eu gosto, acho que fica muito sem graça. Experimente acrescentar vinho branco na marinada (deixe de um dia pro outro) e veja suas coxas de frango perfumarem a casa e ganharem um ares de festa de fim de ano. É outra coisa, viu...

6 comentários:

  1. Juliana, uma dúvida de quem não cozinha: Como você faz pro frango não ficar com o gosto forte de limão? eu temperei como você sempre diz aqui: limão+sal+pimenta, mas achei que o gosto do limão ficou forte (não gosto de limão na comida). A minha irmã disse pra lavar, mas acho um despropósito. E agora? tempero sem limão? faz alguma diferença (fora o gosto do limão?)

    ResponderExcluir
  2. Laura, cê já tentou vinagre? Eu via de regra uso vinagre na verdade (o branquinho), já que nem sempre tem limão em casa. O limão é mais usado pra tirar o cheiro forte que alguns frangos tem, principalmente se for frango de abate. Sendo assim vc pode esfregar o limão e depois dar uma lavadinha em água corrente. Mas esse problema do cheiro também é resolvido com o vinagre, então você decide.

    ResponderExcluir
  3. Iandara Corpas30/07/11 00:26

    É muito pouco espaço para colocar tantos elogios....Trabalho fora e suas receitas tem sido de grande valia para mim...Tenho que deixar pronto o almoço p/o dia seguinte pois tenho 1 filho adolescente....Depois que descobri a Pitadinha, realmente tenho recebido varios elogios das iguarias que aprendo com vc....Parabéns e por favor não acabe nunca com esta benção de receitas.Beijos carinhosos

    ResponderExcluir
  4. Tayane Moreira16/08/11 15:30

    AMEI... Suas dicas são incríveis. É para o meu noivo elogiar meus frangos..

    ResponderExcluir
  5. Iandara e Tayane, que lindo isso <3 Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Eu prefiro fazer com sobrecoxas desossadas pois ficam mais deliciosas.
    Ismenia Ferraço

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails