11 de mar de 2011

Planejando o cardápio






















Há semanas que estou devendo esse post e como hoje é dia de fazer lista de compras resolvi vir logo me redimir com vocês =)

Eu pensei bem e achei melhor não colocar aqui o cardápio que pensei pra minha casa pois um cardápio pronto se acha em qualquer revista, site, blog e etc.  Além do que os legumes, verduras e ingredientes em geral que facilmente se acham aqui em Recife, podem não ser assim tão fáceis de encontrar na sua cidade, de forma que pensando nos "princípios", você pode reinventar seu cardápio sempre que tiver vontade ou necessidade.

Aliás, foi por pura necessidade que eu tive que adotar um cardápio aqui pra casa, pois as compras que antes eram semanais, passaram a ser mensais. E pra facilitar a vida e evitar desperdício, pensei em que refeições eu iria preparar em uma semana inteira, do café até o jantar, incluindo lanchinhos de manhã e à tarde pra tentar seguir a regra de uma refeição a cada três horas. Aí foi só fazer a lista de compras a partir do cardápio e qual foi minha surpresa? Fizemos uma boa economia no final das contas, além de melhorarmos e muito a qualidade da nossa alimentação. Algumas sugestões pra ajudar na hora do planejamento:


  1. Separe um tempo, pegue lápis e papel e pense bem: no café da manhã, que opções seriam mais viáveis e baratas de preparar? É importante que você pense com carinho na refeição mais importante do dia, que na minha humilde opinião deve conter 1 carboidrato (pão, torrada, sempre integral), pelo menos 1 fruta e 1 proteína (ovos, presunto de peru). Se quiser um queijo, prefira sempre os brancos.
  2. No almoço, tente reservar as massas para um dia da semana, e nos outros dias incorpore o arroz integral, que pode ser combinado com feijão, mas também com lentilha, grão de bico... 
  3. Priorize a preparação da salada e legumes cozidos no vapor, que devem ocupar metade do prato.
  4. Distribua as proteínas durante a semana de acordo com o seu bolso e o gosto da família, por exemplo: peixe 2x/semana, frango 2x/semana, carne vermelha 2x/semana... já pensando na forma que irá prepará-los, assim você já vai anotando os ingredientes que vai precisar.
  5. Aqui em casa no jantar optamos por jantar um sanduíche natural com pão integral, verduras e legumes e uma proteína por uma questão de praticidade, mas caso queira preparar uma refeição mais elaborada, é só seguir o mesmo princípio do almoço, cuidando pro cardápio não ficar muito repetitivo.
  6. Os lanchinhos: dê preferência para frutas frescas, mas se você trabalha fora uma opção excelente pra carregar na bolsa: frutas secas (damascos, maçã, abacaxi...) ou amêndoas e nozes. Iogurte também é sempre bem vindo, desde que seja desnatado, adoçado com um pouquinho de mel ou batido com uma fruta. Sucos também são ótimos, mas cuidado pra não exagerar na hora de adoçar! E esqueça as barrinhas de cereais, elas são caras e não tiram a fome. Invista nos lanchinhos, eles tem importância fundamental para o seu metabolismo funcionar direitinho, principalmente se você pretende perder peso.
  7. Tente fazer uma lista de compras mais completa possível, assim você evita idas ao supermercado, sabe como é, sempre dá vontade de cair em tentação.
  8. Faça a experiência de uma semana, e depois você vai fazendo os ajustes necessários.
  9. Seja flexível: não precisa fazer uma mudança radical, comece com pequenas mudanças e com o tempo você vai ver que mudar hábitos não é tão difícil quanto parece.
Cardápio pronto, é só imprimir e colocar em um lugar visível. Aqui em casa fica na porta da geladeira:


























O site da Vitarella tem um aplicativo que super facilita na hora de fazer o cardápio e também a lista de compras. Vale a pena conferir.

E sabe quem ganha com tudo isso? Você! Depois que fica tudo organizadinho assim, sobra tempo pra taaaanta coisa... =)

Update: Gente, só pra esclarecer, verduras e frutas continuaram sendo compradas semanalmente (na feira) até por que né, não duram mais do que isso. Outra coisa, eu planejei o cardápio da semana, que serve de base para o mês inteiro e de vez em quando eu dou uma fugida, claro, tipo trocar o cardápio da sexta pelo da quarta ou mesmo fazer outro prato, usando os mesmos ingredientes... =)

20 comentários:

  1. Nossa, quanta organização. Parabéns. Um dia eu chego lá.
    Adorei, bjka

    ResponderExcluir
  2. Muito boa essa idéia de organizar o cardápio e a lista de compras, Ju. Eu estou tentando botar minha casa em ordem, e não é só na cozinha. Tá uma bagunça geral. Mas eu chego lá. Parabéns amiga.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post :D Eu já tenho mania de organização, mas falta colocar essa organização pra regular o que eu como :) Como vou fazer a feira esse fds...vou tentar seguir tuas dicas hoje mesmo :D
    Tudo de bom! :)

    ResponderExcluir
  4. adorei as dicas... já tentei várias vezes seguir um cardápio, mas acabo sempre saindo do programa seja por impossibilidade de preparar o prato ou por vontade de comer outras coisas.
    to precisando me disciplinar pq supermercado toda semana me estressaaaaaaa, sem falar no precioso tempo, né?
    beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, era disso que eu precisava. Que bom que vc fez esse post!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  6. um dia eu viro mocinha e faço isso tbm... por enquanto é 1 ida ao supermercado por semana!!! rs...

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas... Vou tentar colocar em prática... Vou ao supermercado uma vez por semana, principalmente por causa das frutas e verduras... Bjossssss!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu já tentei diversas vezes seguir um cardápio, mas já viu né, quem tem hora pra entrar mas não tem hora pra sair do trabalho, nem sempre consegue fazer tudo que planeja. No mais eu me baseio pela minha necessidade. Algumas coisas já sei o dia que preciso fazer e compro de acordo com o que preciso (legumes e verduras), ou seja, faço um cardápio mental...rs.
    Mas adorei suas dicas!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Essa postagem caiu do céu, ando tão desorganizada, e mesmo fazendo isso na empresa, e aprendido na escola, não estou conseguindo aplicar aqui em casa.

    Muito Obrigada!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do cardápio, uma ótima dica para quem vive correndo e tem que conciliar casa + trabalho + exercícios físicos.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Ju, eu tinha tentado antes implementar isso aqui em casa, mas não consegui. :(

    Estou animada com seu post para tentar novamente. Obrigada pelo estímulo...

    Lá vou eu de novo. Até conseguir. :)

    Beijos e beijos,
    Lidi

    ResponderExcluir
  12. A granola não saiu do seu cardápio, né, bichinha???
    Beijos @crisinhamaymone

    ResponderExcluir
  13. adorei a idéia do cardápio, aqui em casa é uma loucura, eu abro a geladeira e fico pensando o que vou fazer, pelo menos elaborar um cardápio semanal fica mais fácil decidir...

    Olha, estou fazendo um sorteio super bacana lá no meu blog, e o prêmio é a coleção de livros da dona benta, com capa arquivo, e DVD de receitas, vai lá participar também e divulgue para os seus seguidores também......Vou te deixar o link:

    http://casadadonakeilla.blogspot.com/2011/03/1-sorteio-aqui-em-casa-obaaaa.html

    Te espero por lá, bjão!!!

    ResponderExcluir
  14. MUITO BOMMMM!!!
    Nossa que bela dica essa sua...
    Vou tratar de fazer uma dessas...rs

    bjim

    ResponderExcluir
  15. Que bom que gostaram =) Venham me contar se tá dando certo!
    Bjus meninas!

    ResponderExcluir
  16. Ju, seu post veio no momento certo! Estava mesmo tentando organizar um cardápio aqui em casa, com o marido, não só para comermos melhor, mas também para facilitar na hora das compras. No mercado eu sempre me empolgo, acabo comprando coisas legais e gostosas, mas que nem sempre uso ou faço. E odeio estragar comida!!! Com certeza usarei suas dicas. Beijão!

    ResponderExcluir
  17. O interesse é se basear na pirâmide alimentar e seguir as porções determinadas e tentar buscar através de uma nutricionista a quantidade ideal de calorias necessárias diariamento, tanto para homem quanto para a mulher e de acordo disso determinar os alimentos que são vastos! Adorei a matéria!

    ResponderExcluir
  18. Adorei!!! muito obrigada pelas dicas!! preciso muito me organizar vc me inspirou!!! abços
    Nilda

    ResponderExcluir
  19. Olá Ju, não consigo montar o cardápio todo online no site da vitarella. O que fiz de errado? Obrigada pelo lindo e útil blog.

    ResponderExcluir
  20. Como estou amando seu blog. Estou fazendo o meu: madrinhainforma.blogspot.com
    Para dar dicas a noivinhas, recém casadas, e também mamães. Já que sou madrinha de casamento e batizado...
    Estou escrevendo sobre cardápio semanal e suas dicas são maravilhosas. E sobre o simples, a foto da sardinha me lembra o bom e velho cuzcuz paulista com sardinha... rapido, pratico e delicioso. Todos amamos aqui em casa.

    Sucesso pra você.

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails