9 de mar de 2011

Grão de bico: amigo de fé, irmão camarada






















Foto daqui


Eu vivo comentando que gosto muito de grão de bico, né? Além de achá-lo super saboroso, já ouvi muitas outras coisas boas a respeito dele. A que mais me chamou atenção foi quando soube que ele pode se tornar um grande aliado nosso no alívio de alguns sintomas da TPM. Como eu sou apenas uma curiosa, fui pedir ajuda aos universitários, nesse caso, de uma profissional e amiga nutricionista, a Cristiana Maymone.

Fala Cris:

"Sabe a história sobre o grão de bico melhorar o humor?? Funciona assim.... 
O grão de bico acumula triptofano (um aminoácido - faz parte de proteína) que forma a serotonina que é um neurotransmissor (a comunicação entre os neurônios) que nos dá a sensação de prazer, bem estar. O grão de bico também tem baixo índice glicêmico, significa que dibético está super liberado para degustá-lo."

Então, queridas, vocês podem substituir aquele chocolatinho, ou o doce que tanto dá vontade de comer quando estamos na TPM pelo grão de bico. Como? Eu tenho uma dica: prepara um pote de homus e deixa na geladeira pra beliscar. É uma delícia, refrescante e dá um up no humor, sem comprometer sua cinturinha.

Quer, dizer, a Cris tem uma ressalva: "Há quem não ache, mas particularmente, eu acho o grão de bico calórico sim! 100g de grão de bico tem 136calorias. Comparando com outro grão, o feijão, por exemplo. Em 100g tem cerca de 70calorias... Isso não quer dizer que deve ser abolido da nossa vida, mas que devemos moderá-lo!
Ele é uma fonte de carboidrato. Então, eu também não indico de ele ser consumido apenas com outra fonte de carboidrato (como o pão), porque aí ele começa a aumentar seu índice glicêmico e provocar a insulina e faz com que a sensação de fome chegue logo! Daí engordaremos... Ele deve ser consumido com proteína."

O preço também é acessível, já que depois de ficar de molho (no mínimo 8hrs) o grão aumenta bastante de tamanho. Ao invés de comprar no supermercado, procure-o nas casas de produtos naturais, geralmente sai mais em conta, além de você poder comprar a quantidade que quiser.

Informações nutricionais: 100g de gão de bico cozido
Calorias: 136
Proteína: 6,6g
Carboidrato: 22,9g
Gordura: 2,0g"

Algumas sugestões de receitas com grão de bico:

1. Saladas

























2. Homus (pasta de grão de bico)

























3. Torta de pão





















4. Nhoque





















Quer seguir a Cris no twitter e receber mais um monte de dicas sobre nutrição? Follow @crisinhamaymone djá!

6 comentários:

  1. amo grão de bico, seja com Hommus, seja em salada, com tomate e cebola em cubinhos, salsinha, azeite e limão. É delicia...

    ResponderExcluir
  2. Ainda não conheço o sabor do grão de bico... mas ando bem curiosa, ainda mais agora sabendo de suas propriedades!
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Quando comi grão de bico pela primeira vez achei que fosse ruim, mas gotei... Ótimas idéias de receitas com ele.

    Tive um problema com meu antigo blog e mudei de endereço, o novo endereço é esse: http://vivendoavidaadois.blogspot.com/ se puder dê uma passadinha lá.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ju, alguma dica de receita pra "comes" pra aniversário de criança? Meu pequeno faz 2 anos sexta da semana que vem e eu só quero fazer algo em casa mesmo. Se puder ajudar, eu vou ficar super feliz! beijão

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, mas eu nunca comi esse tal de grão de bico...rsrsr
    E aquela torta de pão está com uma cara.....rsr

    flor, passa lá no blog que tem meme literário para vc...bjão

    ResponderExcluir
  6. Vim agradecer, afinal, eu me inspirei na sua idéia e fiz uma salada caprichada hoje no almoço!!! Claro que a gente sempre adapta para o que tem na geladeira, mas o grão de bico, com atum e o queijo ficou perfeitoooooo!!! Acrescentei pepino, cebolinha e azeitona, tudo em conserva!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails