15 de fev de 2011

Você tá frito(a)!


























Imagem daqui

Todos os dias somos bombardeados com informações sobre as terríveis consequências da ação irresponsável do homem sobre o meio ambiente. Muita coisa se fala sobre coleta seletiva, redução na geração de lixo, consumo consciente... Aí tem gente que vai lá e compra uma ecobag e acha que está tendo "consciência ambiental" e sendo "sustentável".

Só que o buraco é bemmm mais embaixo, é tanto que não me atreveria a esgotá-lo nem em uma série de dezenas de posts, mas a nossa cozinha pode e deve se engajar nessa causa. Também não se pode pensar que para se comprometer com a preservação é preciso montar um posto de coleta seletiva na sua casa e só dar descarga no banheiro a cada três dias (eca!). Existem atitudes simples que não mudam em nada a sua rotina mas que fazem muito bem para o planeta.

A dica do post de hoje é para os amantes de uma friturinha. Aqui em casa isso é tão, mas tão raro, que nem óleo a gente compra, mas... sei que tem quem curte, e curte muito, e aí depois que frita a batata faz o quê? Joga o óleo no ralo da pia. Quer saber o que acontece?

Para os apressadinhos, eu resumo: um tantinho de óleo que você joga no ralo da pia contamina litros e mais litros de água e até os lençóis freáticos, além de provocar estragos nas redes de esgoto. Jogar no lixo então? Nem pensar... A solução é reciclar.

Pra quem tiver um tempinho de assistir o vídeo, vale um play. A turma do CQC sabe tratar a questão de maneira bem humorada e inteligente, saindo dos clichês apocaliticos que na minha opinião só fazem a gente ficar com a consciência pesada mas não propõem uma reflexão frutífera. Confira:



Então agora que você já sabe o que fazer procure os pontos de coleta na sua cidade, há alguns que pegam na sua residência, ó que moleza?! Aqui em Recife duas instituições fazem esse serviço:

Bumerangue Reciclagem
Rua Itaituba, s/n, entre os lotes 7 e 8, Jardim Prazeres, Jaboatão dos Guararapes-PE
Fones: 3479-2677 / 3071-2476 / 8866-7120
Pega na residência a partir de um litro de óleo (em qualquer ponto da Região Metropolitana do Recife)

Disk Óleo
Rua Conde de Irajá, Torre, Recife-PE
Fone: 3227-2187
Pega na residência a partir de dois litros (em qualquer ponto da Região Metropolitana do Recife)

Fonte: Jornal do Comércio

E aí é só ir enchendo uma garrafinha devagarzinho, nem que leve um ano pra juntar um litro. Mas jogar no lixo ou na pia nunca mais, combinado?

*O melhor de tudo é o apelo do Marco Luque no final da matéria: "fugindo dos buraco negro, véio?"

6 comentários:

  1. Realmente o povo precisa se conscientizar. Senão, que mundo deixaremos para nossos filhos? Eu reciclo o óleo já faz tempo. Como aqui não recolhem, eu levo para a sogra da minha irmã, que faz sabão com o óleo usado e ela me dá o sabão, que aliás é ótimo para lavar roupas.
    Edificante seu post, Ju.

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  2. É eu uso muito pouco óleo e faço raríssimas frituras em casa, mas cometo erros qdo chego a usar um pouco mais de óleo. Muito bom saber. Bjokinhas!

    ResponderExcluir
  3. O IMIP também recolhe óleo usado e o mais bacana é que o valor arrecadado pela venda do óleo usado vai para as benfeitorias do hospital!!!

    ResponderExcluir
  4. Você nem imagina meu drama, nos restaurantes onde trabalho, é muito difícil convencer deixar um espaço para a reciclagem do óleo.

    Vou divulgar, isso é muito importante!!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. no bompreço recolhe! sempre jogo lá!

    ResponderExcluir
  6. Cara, é bom e tal, mas pra quem mora em interior "atrasado" com relação a esses assuntos é muito difícil. Aqui onde eu moro mesmo (Aliança - PE) mesmo que eu separe o lixo na minha casa, quando o caminhão da coleta pegar vai misturar tudo! E mesmo que eu juntasse o óleo eu não teria pra onde mandar, pois não há qualquer indústria de reciclagem nas redondezas. Não jogo na pia, mas dá quase no mesmo jogar no terreno do quintal. É fogo.

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails