Imagem daqui
Todos os dias somos bombardeados com informações sobre as terríveis consequências da ação irresponsável do homem sobre o meio ambiente. Muita coisa se fala sobre coleta seletiva, redução na geração de lixo, consumo consciente... Aí tem gente que vai lá e compra uma ecobag e acha que está tendo "consciência ambiental" e sendo "sustentável".
Só que o buraco é bemmm mais embaixo, é tanto que não me atreveria a esgotá-lo nem em uma série de dezenas de posts, mas a nossa cozinha pode e deve se engajar nessa causa. Também não se pode pensar que para se comprometer com a preservação é preciso montar um posto de coleta seletiva na sua casa e só dar descarga no banheiro a cada três dias (eca!). Existem atitudes simples que não mudam em nada a sua rotina mas que fazem muito bem para o planeta.
A dica do post de hoje é para os amantes de uma friturinha. Aqui em casa isso é tão, mas tão raro, que nem óleo a gente compra, mas... sei que tem quem curte, e curte muito, e aí depois que frita a batata faz o quê? Joga o óleo no ralo da pia. Quer saber o que acontece?
Para os apressadinhos, eu resumo: um tantinho de óleo que você joga no ralo da pia contamina litros e mais litros de água e até os lençóis freáticos, além de provocar estragos nas redes de esgoto. Jogar no lixo então? Nem pensar... A solução é reciclar.
Então agora que você já sabe o que fazer procure os pontos de coleta na sua cidade, há alguns que pegam na sua residência, ó que moleza?! Aqui em Recife duas instituições fazem esse serviço:
Bumerangue Reciclagem
Rua Itaituba, s/n, entre os lotes 7 e 8, Jardim Prazeres, Jaboatão dos Guararapes-PE
Fones: 3479-2677 / 3071-2476 / 8866-7120
Pega na residência a partir de um litro de óleo (em qualquer ponto da Região Metropolitana do Recife)
Disk Óleo
Rua Conde de Irajá, Torre, Recife-PE
Fone: 3227-2187
Pega na residência a partir de dois litros (em qualquer ponto da Região Metropolitana do Recife)
Fonte: Jornal do Comércio
E aí é só ir enchendo uma garrafinha devagarzinho, nem que leve um ano pra juntar um litro. Mas jogar no lixo ou na pia nunca mais, combinado?
*O melhor de tudo é o apelo do Marco Luque no final da matéria: "fugindo dos buraco negro, véio?"
Realmente o povo precisa se conscientizar. Senão, que mundo deixaremos para nossos filhos? Eu reciclo o óleo já faz tempo. Como aqui não recolhem, eu levo para a sogra da minha irmã, que faz sabão com o óleo usado e ela me dá o sabão, que aliás é ótimo para lavar roupas.
ResponderExcluirEdificante seu post, Ju.
Beijo
Eliane (Leituras de Eliane)
É eu uso muito pouco óleo e faço raríssimas frituras em casa, mas cometo erros qdo chego a usar um pouco mais de óleo. Muito bom saber. Bjokinhas!
ResponderExcluirO IMIP também recolhe óleo usado e o mais bacana é que o valor arrecadado pela venda do óleo usado vai para as benfeitorias do hospital!!!
ResponderExcluirVocê nem imagina meu drama, nos restaurantes onde trabalho, é muito difícil convencer deixar um espaço para a reciclagem do óleo.
ResponderExcluirVou divulgar, isso é muito importante!!!
Bjos
no bompreço recolhe! sempre jogo lá!
ResponderExcluirCara, é bom e tal, mas pra quem mora em interior "atrasado" com relação a esses assuntos é muito difícil. Aqui onde eu moro mesmo (Aliança - PE) mesmo que eu separe o lixo na minha casa, quando o caminhão da coleta pegar vai misturar tudo! E mesmo que eu juntasse o óleo eu não teria pra onde mandar, pois não há qualquer indústria de reciclagem nas redondezas. Não jogo na pia, mas dá quase no mesmo jogar no terreno do quintal. É fogo.
ResponderExcluir