23 de fev de 2011

Penne ao molho de jerimum






















O que dizer desse prato?

Foi que nem desejo de grávida (muita calma nessa hora), eu vi a receita no livro, que nem foto tinha, mas visualizei e senti o gosto no pensamento. E daí pra materializar foi uma questão de teimosia minutos.

O que me conquistou? O jerimum (ou abóbora) não é cozido simplesmente na água, como na maioria das receitas, mas assado com ervas e temperos que dão um sabor todo especial....

  • 250g de penne (quantidade para duas pessoas) preparado conforme as instruções da embalagem
  • 500g de fatias de jerimum cortado em formato de "lua"
  • 2 dentes de alho cortados na metade e com casca
  • Tomilho e alecrim, seco ou fresco, à gosto (sejá generosa(o)
  • Sal e pimenta do reino à gosto (eu não uso tanto sal pois gosto do docinho do jerimum)
  • Azeite




















  1. Unte uma assadeira com um fio generoso de azeite
  2. Jogue um pouco de sal (eu usei sal grosso, mas pode ser o comum) e pimenta e metade das ervas que você vai usar
  3. Distribua as fatias e regue novamente com um fio de azeite, mais sal, pimenta, ervas e coloque também os dentes de alho
  4. Leve ao forno pré-aquecido a 200º até que o jerimum fique macio
  5. Espere esfriar um pouco, retire a polpa da casca e passe num processador/liquidificador com meia xícara de leite (ou mais, se quiser o molho mais líquido)
  6. Leve numa panela para o fogo baixo até começar a borbulhar e jogue sobre o penne

























Sabe o que eu curti? É que nunca pensei em misturar esses dois ingredientes (massa e jerimum), e o docinho do molho dá um toque especial para o prato. Além do que fugiu um pouco do básico molho de tomate/branco/pesto. Gostei... vai ter repeteco!

16 comentários:

  1. Que optima sujestão! Adoro massa, faço quando tenho tempo e quando não tenho lolol, abóbora uso mais para sopa ou docinhos... mas essa sujestão, me parece optima, super tentadora mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Talvez a sua cunhada APAIXONADA por massas curta isso! :D

    ResponderExcluir
  3. Oi adoro sua coluna, vc pensou em adiconar camaroes cozidos e sem casa a esse molho???? se vc tentar me diz como ficou
    Gustavo

    ResponderExcluir
  4. Isa, pois é, abóbora aqui até se faz sopa, ou doces mas esse molho cremoso ficou muito bom com a massa =)

    Anninha, não tenho dúvida que tu ia AMAR. Bora ver se ainda dá tempo de eu fazer pra tu =)

    Gustavo, agora você me matou com essa idéia... nouuuuussa, quero AGORA!

    ResponderExcluir
  5. Fujo do jerimum que é uma beleza. Só como na farofa!

    Ju (é a íntima nada), acode: oito ramos de manjericao (do anão) dá uma xícara mais ou menos? Só parei p comprar as coisas ontem a noite, resolvi fazer agora e tô numa super dúvida da quantidade...

    bjo

    ResponderExcluir
  6. Fazer o molho pesto - a demente deixou de dizer :P

    ResponderExcluir
  7. Hahahahahaha, tu me mata de rir, mulher. Vê: usa a quantidade que tu tiver de manjericão, e ajusta o resto com ela. Joga azeite primeiro no liquidificador, uns dois dedos, depois alho (só um dente senão fica muito forte), vai pulsando, aí bota a castanha (a gosto, eu prefiro com pouca, tipo um punhado d, pulsa, manjericão, pulsa, depois o queijo (aí capricha), pulsa, e dá uma espirrada de suco de limão. Vê o sal, dependendo do queijo, pode precisar um poquinho, mas geralmente não precisa. Aí é cozinhar o macarrão e assim que escorrer, passa rapido na água corrente e mistura o molho =) Me conta depois!

    ResponderExcluir
  8. Fiz como a senhora mandou, só usei nozes no lugar da castanha e ficou muito bom. Acho que botei muito azeite sabe, aí o gosto do manjericão não ficou tão acentuado. Não sei, mas tá faltando alguma coisa.

    Eu tenho uma ânsia desse danado pq trabalhei num restaurante nos EUA há usn anos atrás e lá tinha um prato "pesto penne pasta" que era o meu preferido - e mto delicioso!

    Mas cozinha não se aprende do dia pra noite, né? E eu não sou, digamos, laááá essas coisas. Gosto muito, queria saber muuuuito mais, mas quem sabe um dia? Conto com as suas futuras aulas, se Deus quiser!

    Ju, obrigada pela atenção visse? É muito bom ter esta cozinha e a sua dona sempre por perto pra ajudar! Beijo, beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  9. Sim, tenho que deixar claro outra coisa que pode fazer TODA a diferença. Ainda não comi com a massa, só com uma torradinha! É que o jantar só vem depois que meu pequeno dormir :)

    ResponderExcluir
  10. Nanda, talvez seja o tipo do manjericão, sabe. O que eu mais gosto é aquele da folha maior, e o roxo é melhor ainda, fica bem forte. Mas é assim mesmo, uma hora vc acerta a quantidade do seu gosto, eu mesma tem vezes que faço e fica esquisito =)

    Bjusss

    ResponderExcluir
  11. Ju, onde você encontra tomilho aqui em Recife?
    Bjo

    ResponderExcluir
  12. Jú,
    De Maceió acabei indo para a Bahia, por isso ainda não liguei para tomarmos nosso café na cultura(o meu, nesse calor, pode ser gelado? caloooooooooor do cão!)
    Hoje almocei com uma amiga querida que conheci na blogosfera, a Katita(ex-rainhas do lar e atual Pitéu) e comentei que são poucos os blogs que realmente me cativam, sendo o seu um deles! É que, além da comida, teu texto é tão bom...
    Beijos,
    Nanda

    ResponderExcluir
  13. Nem se preocupe, assim que acabar eu tento de novo.

    E faço minha as palavras da xará aí em cima: "além da comida, teu texto é tão bom". E isso me cativa muito também.

    bjos

    ResponderExcluir
  14. Xanda, eu compro o tomilho seco, tem no MJ Bandeira (na rua da praia) ou no Mundo verde (bem pertinho do Mercado São José). Menina comprei 100g há um tempão, rende é muito!

    Nanda: menina, me avisa quando tu vier mesmo. Juraaaa que tu conheceu a Katita? E juraaa que vc falou desse humilde blog pra ela? E eu já posso ficar podre de metida? hahahahahaah

    Nanda (são tantas Nandas na minha vida) testa mulher, não desista do pesto, ele é tudo de bom. Que bom que vocês vêm aqui não só pelas receitas, fico feliz de verdade =) Bjuussss!

    ResponderExcluir
  15. Não desistirei do pesto jamais! Vim dizer que comi agorinha o pesto e ficou muito bom! Não comi ontem, daí que ficou na geladeira e me deu a sensação que "apurou" mais, sabe?

    Comi agorinha com um macarrão e um franguinho cozido desfiado. Deli, deli! Assim que acabar eu tento com o manjericão maior.

    Beijo, beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  16. Jú,
    Eu já conheço Katita desde de 2009! Minha irmã, que sabia que eu era fã da moça, convidou-a para fazer o meu chá-de-cozinha surpresa! Quando cheguei lá e dei de cara com tudo lindo e feito pela minha musa, chorava eu e chorava ela! Ontem o almoço foi delicinha, regado a caipirinhas de cajú+limão+gengibre para mim, de lima+gengibre para ela, "acompanhadas"(he he) de moqueca de camrão+siri+lagosta, e da brisa do mar de itapoã. Foi lindo!
    Assim que voltar te ligo para nós marcarmos nossa saidinha. E Katita tá planejando ir a recife em junho, daí que nós já podemos ir planejando uma saída bem bacana com ela;)
    Ah,olha o link de algumas fotos do chá: http://www.katianajara.com/?p=234( a bicha arrasa!)
    Beijos, Nanda

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails