16 de fev de 2011

Geléia de gengibre






















Desde o dia em que vi a Nigella usando uma geléia de gengibre num pernil assado fiquei desejosa de experimentá-la, já que adoro gengibre. Na minha terra a gente chama gengibre de mangarataia, é seu nome indígena. Aliás muitas coisas lá a gente chama por outro nome, mas isso não vem ao caso.

O importante é que essa geléia ficou perfeita: nem muito doce, nem muito "caliente", sabe aquele ardidinho no final que só serve pra dar vontade de provar de novo? É uma pena que ela renda pouco (a minha rendeu um ramequim de 150ml), mas se você quiser mais, é só dobrar a receita:

  • 200g de gengibre fresco
  • 200g de rapadura
  • 1 limão
  • 1 maçã média
  1. Descasque o gengibre e a maçã e corte em pedaços
  2. Corte a rapadura em pedaços pequenos
  3. Leve para o fogo baixo em uma panela de fundo pesado o gengibre, a rapadura e a maçã, não precisa mexer o tempo todo mas fique de olho
  4. Quando começar a engrossar e os pedaços de gengibre estiverem macios, coe a geléia e volte para a panela
  5. Acrescente as raspas do limão, esprema o suco em um recipiente separado e reserve
  6. Cozinhe até dar o ponto de geléia (feche o fogo um pouco antes, pois quando ela esfria engrossa bastante), acrescente o suco de limão e misture bem
  7. Coloque em um pote de vidro esterelizado e guarde em temperatura ambiente (não precisa de geladeira)

Uma palavrinha sobre a rapadura: você pode usar açúcar mascavo no lugar da rapadura, mas certifique-se de que ele é de origem confiável. Se você vir um açúcar mascavo muito soltinho, sem aquelas pedrinhas, dá pra desconfiar que ali pode ter na verdade açúcar cristal "tingido" (infelizmente muitas empresas fazem isso). Se você é fã de açúcar mascavo, a melhor forma de garantir a procedência é comprar uma rapadura e ralar em casa. Sim pois se é pra consumir açúcar, que seja o mascavo que tem algum nutriente pra oferecer, e não os refinados que só trazem pneuzinhos pra sua cinturinha de pilão. Mas para quem não se entende muito bem com o mascavo/rapadura ou onde você mora é difícil de achar, pode fazer com o cristal, sem problemas, aí a coloração vai ser mais clara =)

Aqui em casa agora só faço geléia com rapadura, e fica uma delícia!

4 comentários:

  1. Que côr fantastica!Adorava experimentar...

    Bjoka
    Rita

    ResponderExcluir
  2. Oi Rita, a cor é linda né. Aí em Portugal tem rapadura? rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Gente! Eu lí alguma coisa como os noventa anos da Mococa! Ver só eu sou do tempo que tinha uma musiquinha dizia assim A vaquinha Mococa está dizendo: Toma leite em pó Mococa e isso ainda nem tinha tanta gostsura como tem agora a Mococa. E onde está Vaquinha? Bem! 56anos que tenho, sei que a herança Mococa continua firme e forte!

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju, tudo bom com vc? Menina seu site é sempre uma delícia :)
    Meus pais ganharam um pedação de rapadura cremosa, na verdade ela não é um creme, é só mais mole que a tradicional, vc consegue cortar com a faca. O problema é que eles colocaram na geladeira e a bicha ficou dura feito pau. Será que ela serve para essa receita? Dá uma peninha jogar fora.

    beijao

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails