26 de jan de 2011

Um alho poró e a salvação da lavoura



Depois de um jejum de 12 horas pra coletar sangue no laboratório de manhã, tive que tomar café no hospital antes que tivesse um treco. Aí depois rumei pro pediatra pra mais um chá de cadeira. Resultado: cheguei em casa às 11:30h. No caminho, quando ainda estava no ônibus, me lembrei de um alho poró que já ia fazer aniversário no gavetão da geladeira. Lembrei também que naquela semana a gente ainda não tinha comido macarrão e aqui em casa eu só faço macarrão uma vez na semana - não que isso faça de mim uma mulher mais magra, mas enfim... O fato é que eu precisava de alguma coisa que saciasse a minha fome de comida de verdade mas que ficasse pronta em... alguns segundos.

Coloquei macarrão pra cozinhar, em outra panela refoquei alho, cebola e um alho poró. Tirei da panela, coloquei em um recipiente reservado, e na mesma panela derreti uma colherzona de manteiga, misturei uma colherzona de farinha de trigo, taquei uma xícara e meia de leite, misturei bem com o meu fouet todo desmilinguido (ai, com trema ou sem trema, e agora?) que em seguida foi pro lixo - o coitado já deu o que tinha de dar - e depois que o molho encorpou acrescentei um saquinho de 50g de parmesão ralado daquele que lembra o de verdade e o refogado que eu tinha reservado. Acertei o sal, ralei um tantão de noz moscada. Escorri o macarrão, misturei na panela do molho mesmo e foi pra mesa fumegando. Menu de guerrilha pero sin perder la ternura jamás!

Deviam fabricar perfume de alho poró. Eu usava.

9 comentários:

  1. Tem algumas coisas que são meio difíceis de encontrar na feirinha do meu bairro, alho poró eu nunca ví e abobrinha. Marido encontrou ea danadinha da abobrinha mas o alho poró... ... ... Como trabalho o dia inteiro, a noite fica "pequena" para pensar no que fazer para o almoço e executar a tarefa, então esse macarrão me encheu os olhos ... agora me diz, onde eu encontro o alho?
    bj

    ResponderExcluir
  2. Ju, como você faz com o alho poró? Pica ele em rodelinhas? e as folhas verdes, vão junto?
    Este negocinho ainda me é um estranho!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Nossa... eu vou comer o monitor! Risos.
    Que delícia, eu acho alho poró algo super hiper versátil!
    =)
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Rita, aqui na minha feira também não tem, é quase um milagre quando acho... Então você tem duas opções: ou procurar encontrar no supermercado (lá é mais fácil encontrá-lo na sessão de verduras) ou fazer o molho só com alho e cebola e no final, acrescentar folhas de manjericão rasgadas na mão mesmo. Fica delicioso também, super aromático.

    Juju, corto o talo em rodelinhas e as folhas eu corto em fatias bem fininhas, a parte mais larga eu corto o mais fininho possível, assim fica delicado e incorpora mais fácil na massa.

    Fla, nós <3 alho poró né?

    ResponderExcluir
  5. Tb adoro alho poró... Adorei essa receita e vou fazer no domingo... Bjosssssss!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Ju, essa receita super simples me deixou babando aqui! Eu amo macarrão e não precisa de muito para deixá-lo gostoso. Adorei a ideia do alho poró =)

    bjocas

    ResponderExcluir
  7. Ju, vc sabe que amo macarrão, né? Esse aí me deu água na boca, e como a Fla disse aí em cima, deu vontade de comer o monitor. O probrema (sic) é que meus excelentíssimos filhos não gostam de nada verdinho. O que faço?

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  8. Lucila: jura? espero que goste!

    Jinmi, é verdade, macarrão é um coringa né?

    Eli, uma tentativa: usa só o talo do alho poró passado no processador... fica o gosto, mas a cor não. Será que dá certo?

    ResponderExcluir
  9. Onde você compra o alho poró em Recife? Nunca vi em nenhum supermercado..

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails