17 de jan de 2011

Galinha da preguiça


























Muitos chamam de galinhada, mas essa é da minha mãe, e chama galinha da preguiça. Ela é prima do macarrão da preguiça, justamente por também ser um prato único, prático, que precisa no máximo de uma farofinha pra acompanhar, mas que pra mim é totalmente dispensável...

Resumindo, trata-se de uma galinha guisada com bastante caldo, no qual vamos cozinhar um arroz bem gostoso. Mas calma que eu vou explicar tudo direitinho.

Primeiro vamos aos ingredientes (para quatro pessoas):

  • 1 Kg de coxa e sobrecoxa de frango (usei só coxas)
  • 1 cenoura grande
  • 1 cebola picada
  • 1 tomate picado
  • 1 pimentão pequeno picado
  • 1 e 1/2 xícaras de arroz (eu usei integral)
  • Sal e pimenta à gosto
  • Vinagre ou limão pra temperar o frango
  • 1/2 xícara de molho de tomate
  • Azeite para refogar

  1. Lave os pedaços de frango em água corrente depois deixe marinando por no mínimo 30 minutos com limão/vinagre, sal e pimenta
  2. Refogue os pedaços de frango no azeite
  3. Acrescente a cebola, pimentão e tomate e refogue
  4. Junte o molho de tomate e cubra os pedaços de frango com água fervente
  5. Tampe a panela e deixe 30 minutos na pressão
  6. Abra com cuidado, verifique os temperos e se o frango está cozido, acrescente o arroz e a  cenoura picada em rodelas (a água tem que ser suficiente para cozinhar o arroz, caso seja necessário, coloque mais um pouco de água)
  7. Tampe a panela novamente e cozinhe na pressão por 8 ou 20 minutos - no caso de arroz integral o tempo de cozimento é maior
  8. Abra a panela novamente e verifique se a água secou o suficiente para obter um arroz molhadinho
  9. Caso o arroz ainda não esteja cozido, deixe a panela destampada e fique de olho. Se tiver pouca água, acrescente mais um pouco.
Gente, o arroz cozido no caldo da galinha, pegando aquele temperinho... sem palavras. Ah, se quiser acrescentar coentro picado na hora de servir, fica delicioso. Eu não tinha em casa, por isso não aparece na foto.

Com preguiça ou sem preguiça, garanto que não vai sobrar nem os ossinhos =)

13 comentários:

  1. Oi Juliana, aqui conhecemos por galinhada mesmo... mas confesso que não faço, meus meninos não gostam :-(

    Abraços,
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. Humm, deu água na boca! ótima receita para segunda feira! Parabéns por ter sido citada no livro da Rita Lobo! Estou apaixonada no livro, faz parte da minha lista de desejos! Uma maravilhosa semana!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju, adorei a receita, mas meus filhos não gostam de coxa, será que posso substituir por peito de frango? Ou vai dar tilt na receita?

    Beijo

    Eliane (Leituras de Eliane)

    ResponderExcluir
  4. Nham nham nham!
    Farei esse arroooooz lieeeeeeeeemda!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Meniiiiina! Namorado falou hoje ainda sobre algo do tipo e eu falei que faria só pra ele... mas acabei que gostei dos ingredientes e da imagem... IMAGEM É TUDO!!! rs
    Receita anotada!
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você quando fala do temperinho verde por cima. Dá um toque mesmo especial.
    Amei esse arroz. É prático e dispensa outros acompanhamentos.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Jura, Marcia! Que coisa né... Achava que era uma coisa que todo mundo gostava =)

    Dan, obrigada, o livro é excelente, é carinho mas vale a pena.

    Eliane, dá pra fazer sim, não fica a mesma coisa pois o ossinho dá aquele gosto especial, mas já fiz com peito em cubos e ficou bom também.

    Nandinha, faz e me conta despues!

    Euzinha, é vero, imagem é tudo, faz que é boa demais!

    Dani: sem um verdinho fica tão sem graça né.

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!
    Tem como receber as atualizações do seu site??
    Acho ele muito interessante...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Essa galinha é perfeita pra levar de marmita, viu? E como a as minhas coxas de frango se despedaçaram todas, vai ficar ainda mais fácil de comer e não precisa roer osso na frente duzamigo da firma, né? A minha não ficou assim tão linda... Também fiz com arroz integral mas acho que tinha muito caldo, aí ele ficou meio que papado, sabe? Mas não ficou menos gostoso por isso :) Da próxima vez vou trocar o molho de tomate por tomates pelados, acho que vai ficar ainda melhor :D

    Beijo-ju :*

    ResponderExcluir
  10. da para fazer sem panela de pressão ???

    ResponderExcluir
  11. Menina, adorei essa receita, hoje tô sem paciência pra cozinhar muitos pratos, e vou fazer esse ai, prático e deve ser delicioso... testarei hoje hehe.. A ia esquecendo, beijos Ju, adoro seu site, suas receitas, simplesmente fenomenais.. =D

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Juliana!
    Conheci seu blog de receitas através do "Blog Mulheres Piedosas" e estou amando as receitinhas... Gostaria de tirar uma dúvida... Nessa receita "Galinha da Preguiça" você não especifica se é galinha caipira ou de granja, como vai bastante tempo na panela de pressão fiquei em dúvida porque a galinha de granja cozinha mais rápido né...
    Por favor, gostaria de saber se é galinha caipira ou de granja.
    Fico aguardando uma resposta.
    Desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails