12 de dez de 2010

Creme de cupuaçu - receita genérica






















Vocês não têm idéia do quanto eu salivei enquanto esperava minha mãe preparar esse creme de cupuaçu, feito com a legítima polpa da fruta. Meus sentidos todos foram despertos quando senti de novo aquele cheirinho, que na verdade é um perfume delicioso e que só quem conhece sabe o que quero dizer quando me refiro ao "cupuaçu de verdade".

O creme de cupuaçu é uma sobremesa que todo mundo sabe fazer lá em Manaus e que não pode faltar em nenhum almoço de família que se preze, reunião de amigos, festinha de fundo de quintal e por aí vai.

A receita original não tem segredo: 1kg de polpa de cupuaçu "de verdade" + 1 lata de leite condensado + 1 caixa de creme de leite. Bate tudo no liquidificador, coloca em um refratário e leva ao freezer até ficar durinho.

Eu sugeri que minha mãe colocasse no lugar do creme de leite, 200ml de iogurte natural. O resultado foi um creme mais leve, que ficou ótimo, além de menos calórico.

A proposta da foto pode ser reproduzida com qualquer creme, para o qual a receita é a mesma, apenas trocando a fruta (limão, maracujá, manga...) e ajustando a quantidade de polpa.

Em um copo/taça, faça um fundinho de bolacha maizena triturada:






















Cubra com uma camada generosa do creme e, por cima, disponha raspas de chocolate (usei meio amargo):


























Seja qual for o creme que você utilize, a apresentação faz dessa sobremesa simples uma opção mais incrementada, sem gastar muito.

Preciso dizer que me joguei nesse creme o fim-de-semana inteiro? E ainda sobrou um estoque de polpa congelada que vou usar beeeeem devagarzinho, pra não acabar logo =)

13 comentários:

  1. Adoro musse de frutas geladinha!! Sua musse de cupuaçu está tudo de bom para esse verão!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ai!!! Salivando na frente do computador, Ju!
    Faz o cupcake de cupuaçu!
    Bjs,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Andréa, calor pede um creme desse, e com qualquer fruta fica uma delícia hein =)

    Nanda, pode deixar que está na minha lista de receitas a fazer...

    ResponderExcluir
  4. Amo cupuaçu! Moro no Sul (beem no sul do Brasil) e cupuaçu só polpa congelada....Esse ano minha sogra foi visitar minha cunhada em Porto Velho e trouxe a fruta...aí me apaixonei de vez!É desse jeito mesmo que ela ensinou a fazer...aiai preciso de um babador rsrsrs...Adoro tuas receitas e os textos tb. Te desejo um Ano Novo cheio de boas ideias!

    ResponderExcluir
  5. Humm, parece delicioso, fiquei com água na boca!
    Apesar de ser difícil de encontrar polpa de cupuaçu de verdade por aqui (moro em Salvador), vou tentar com polpa fake mesmom, melhor que nada!
    =)

    ResponderExcluir
  6. Sei exatamente oq vc está falando. AMO o perfume de cupuaçu. Meu tio qd vem de Belém tb traz polpa pra gente. Adoro. Ele fez um doce de cupuaçu com coco que foi um escândalo de delicioso!
    Babei agora.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Nanda compartilho com vc esta opinião sobre o cupuaçu. Sou paraense e viajo todo ano nas férias ao Pará e não deixo de trazer na bagagem a fruta,pois só quem conhece sabe avaliar o quanto é gostoso saborear as delícias que são feitas com o fruto.

      Excluir
  7. Carine: cupuaçu é apaixonante mesmo =) Obrigada!

    Duda: pois é, quem não tem cão caça com gato né, kkk

    Nanda: pára tudo! cupu com coco???? Genteeee

    ResponderExcluir
  8. Juuuuuu!
    Cupu com coco é tudi bom!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que maravilha! Quero experimentar esta receita.

    ResponderExcluir
  10. vera luiza flecha07/12/12 11:52

    amei essa receita de cupuaçu,e uma delicia

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente, no meu liquidificador de 650w da Mondial, se eu colocar 1kg de polpa de cupuaçu mais uma lata de creme de leite e leite condensado, ele esfumaça todo.

    ResponderExcluir
  12. Misture a polpa de cupuaçu, o leite condensado e o creme de leite em uma tigela e vá batendo aos poucos no liquidificador. Eu faço assim e dá certo.

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails