4 de nov de 2010

Queijo coalho douradinho

Depois de descobrir o segredo do cuscuz perfeito, quero dividir com vocês minha mais recente descoberta: como deixar o queijo coalho com uma casquinha dourada e crocante por fora e molhadinho por dentro, sem medo de errar.

Quem mora em Pernambuco sabe que não é tão simples preparar o queijo coalho "assado" (que na verdade é dourado na manteiga) pois dependendo do queijo, da temperatura utilizada e o tempo que ele fica na frigideira pode acontecer um desastre e virar tudo uma grande gororoba grudenta.



Esse livro que ganhei de presente do marido (de Ana Cláudia Frazão, ed. Brascolor) no meu aniversário ensina as principais receitas da culinária pernambucana, da qual uma das sobremesas mais tradicionais é o queijo coalho com mel de engenho, servido também com melaço/melado de cana (que desconfio ser tudo a mesma coisa, mas enfim...) em outras regiões do Brasil.


O pulo do gato que aprendi nesse livro é muito simples: corte a quantidade de fatias de queijo coalho que você pretende servir, e coloque dentro de um saquinho com farinha de trigo. É só um pouco, nessa foto usei, para duas fatias de queijo, 1 colher de chá de farinha. Feche o saquinho e sacuda bem, de forma que a farinha possa aderir às fatias por inteiro.

























Em seguida aqueça numa frigideira manteiga e azeite juntos, já que a manteiga quando submetida ao calor por certo tempo escurece e deixa um gosto de queimado no alimento. A mistura com o azeite evita que isso aconteça. A quantidade tem que ser no olhômetro, mas tem que ser o suficiente apenas para cobrir o fundo da frigideira.

Coloque as fatias de queijo quando a temperatura estiver bem alta, e não mexa, deixe que a crosta se forme para poder virar.


























Nessa forma de preparo a farinha acelera o processo de formação da crosta crocante, além de evitar que o queijo perca a umidade interna.

Se não tiver mel de engenho, sirva com mel comum, como na foto, que na minha opinião também é uma DELÍCIA!


16 comentários:

  1. Juuuu mulher! Eu aqui em MG, vendo isso, minha boca encheuuuu de água! Ai meodeos! Que delíciaaaaaaa! MInha familia tá vindo pra cá final de ano e vão trazer queijo coalho! ahahahhha e sem dúvida vou fazer desse jeitinho q tu ensinou! êeeee! bjossss
    Amanda
    Zefinha

    ResponderExcluir
  2. Adoro o seu blog! Me divirto muito com teus comentários e adoro as receitas (já fiz várias)...mas esser pulo do gato do queijo hummm...Obrigada por compartilhar as tuas descobertas e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Juuu, eu queria dizer que AMO seu blog, faz pouco tempo que descobri ele, mas olha é uma maravilha!
    Uma receita melhor que a outra.
    Obrigada por compartilhar com a gnte suas receitinhas e segredinhos.
    Sempre que dá dou uma passadinha aqui pra ver se tem novidade.

    Beijão e parábéns, seu blog é divino

    ResponderExcluir
  4. Ah, agora tem que fazer uma remessa extra de queijo coalho de quem é da terrinha e mora aqui em Sampa. Eu queeeeeeero!
    Tá lindo!

    Beijos, Elaine Cunha

    ResponderExcluir
  5. Ow, Amanda, te entendo. Minha mãe também vem me visitar final do ano e a lista de coisa pra ela trazer da minha terra só aumenta =)

    Oi, Carine, que bom que vc se diverte aqui, assim como eu me divirto muito na minha cozinha =) E o pulo do gato mudou a minha vida, pode crer, kakaka...

    Mariana, minha querida: que lindas suas palavras, não sabe como fico feliz :D Passe sempre, que novidades eu agarantio! Bjus!

    ResponderExcluir
  6. Amei a dica,sou cearense e não falta queijo qualho em casa!
    bj
    Jane

    ResponderExcluir
  7. Que delícia!!!
    Quando fui a Porto Seguro (Bahia), comprávamos na beira da praia. Ele era preparado na brasa. Uma maravilha também.
    Abraços,Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente blog, ainda mais sendo pernambucano. Sou de Limoeiro morando em Campina Grande. Gostaria de saber onde compro o livro.

      Atenciosamente

      Tarcísio.

      Excluir
    2. Eita, não sei dizer... Mas vc já procurou na internet?

      Excluir
  8. Manoel Francisco Gomes03/08/15 23:19

    Mel de engenho é o nome que se dá em Pernambuco ao melaço.

    ResponderExcluir
  9. grande dica, meu queijos na brasa nunca mais serão os mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Realmente funciona! Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  11. Genteeee,maravilhoso!!Acabei de fazer para meu filho.Ele ama queijo coalho.Geralmente fazemos na brasa acompanhando churrasco(que da próxima vou colocar a farinha também pra ver se não fica melhor) Esse pulo do gato para fazer na frigideira foi tudooo.Obrigada!!

    ResponderExcluir
  12. Genteeee,maravilhoso!!Acabei de fazer para meu filho.Ele ama queijo coalho.Geralmente fazemos na brasa acompanhando churrasco(que da próxima vou colocar a farinha também pra ver se não fica melhor) Esse pulo do gato para fazer na frigideira foi tudooo.Obrigada!!

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails