25 de nov de 2010

#FruitFriday. Quantas frutas você já comeu hoje?

Imagem daqui


Quantas frutas você come por dia?

Eu como pouquíssimas, mas tenho tentado mudar isto, até porque não adianta nada querer que a Fernanda cresça comendo frutas, verduras e legumes se eu mesma sou um péssimo exemplo.

No café da manhã, principalmente, tenho tentado incluir uma ou mais frutas, seja em um suco, picada com um pouco de mel e aveia ou escondida dentro de um sanduíche com queijo. E sabe quem me ajudou a iniciar essa mudança? O Twitter. Sim, o próprio. Apesar de muita gente julgar diferente, as redes sociais têm um potencial incrível e podem/devem ser usadas de forma positiva, saudável, com um propósito relevante.

Marcia Daskal, nutricionista que conheci através do blog Vitaminado, do site Panelinha, começou a provocar uma movimentação todas as sextas-feiras através do seu twitter @MarciaDaskal.  Depois de entrar na onda de começar a comer mais frutas, mas sem entender direito onde tinha surgido o Fruit Friday, resolvi perguntar do que se tratava, e ela gentilmente nos explicou como tudo começou e o que ela pretendia. Acompanhe:


O Fruit Friday é um exemplo da construção coletiva propiciada pelas redes sociais.  Tudo começou com um tweet meu em 4 de novembro, uma quinta-feira: "Quantas frutas você já comeu hoje? #5aday"

Minha idéia inicial foi estimular as pessoas que responderam a aumentarem o consumo de frutas para chegar a 5 frutas/dia. Um dos usuários comentou que 5 ao dia deveria virar uma campanha. Essa campanha, na verdade, já existe nos Estados Unidos e também foi adotada no Brasil por um Hortifuti do Espírito Santo e Rio de Janeiro (infelizmente as lojas de São Paulo fecharam). 

Foi então que me ocorreu uma idéia. Às sextas-feiras, no Twitter, as pessoas indicam usuários para seguir. É o Follow Friday, que tem as iniciais FF. Então pensei em fazer uma brincadeira com o FF: ao invés de indicar pessoas, que as pessoas falassem para as outras sobre frutas. Assim nasceu o Fruit Friday: "Que tal a gente instituir o #FruitFriday @Nutricareonline? Sexta-feira, o dia oficial da #fruta no twitter! #5frutaspordia #comerémuitobom".

A idéia é falar, mas, especialmente, comer frutas. A brincadeira já dura 3 sextas-feiras e está sendo alimentada sozinha por participantes diversos, do Brasil e do exterior: "@aneresende amanhã é dia! #FruitFriday".

As pessoas têm lembrado e participado, o que, como nutricionista, me deixa muito feliz! A maioria das pessoas gosta de escrever pela manhã, já contando sobre as frutas do café da manhã. Para participar, basta às sextas-feiras fazer algum comentário sobre uma ou mais frutas e colocar a hashtag #FruitFriday, para que possa ser acessado por todos.


Muito bem, agora que você já sabe o que é, participe todas as sextas do Fruit Friday no twitter.
Siga a Marcia Daskal e acompanhe as dicas, tira-dúvidas e idéias geniais de uma nutricionista que adora comer, e comer bem, por isso mesmo não dá listas de alimentos proibidos pra ninguém, mas acredita que "de tudo um pouco" é a receita pra uma vida saudável.

E se você ainda não tem Twitter e acha que por lá só tem besteirol, que tal criar um perfil agora?

A internet inteligente que queremos pra nós e nossos filhos é feita por todos nós!

4 comentários:

  1. Que legal Ju, essa eu não conhecia!
    Também aumento meu coro para uma internet limpa e produtiva. Achei a idéia bem legal!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Bacana demais, Ju! Gostei a idéia do #FruitFriday. Eu sou meio ruim pra comer fruta (meio não... sou MUITO ruim! rs) mas gosto. Lá em casa não tem saida! Meu namorado compra mas se não como com ele no final de semana, tenho q trazer pra ele comer no trabalho. Eu gostei da ação! E penso que eu deveria começar a praticar, né?... rs
    Valeu a dica! Tô seguindo a Marcia!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Atah, agora entendi.
    Mas vou seguir tbm nas sextas.
    Eu geralmente como 1 fruta a cada 1 hora até a hora do almoço, depois disso so volto a comer após 3 horas. Dia de sexta vou intensificar.

    ResponderExcluir
  4. Mas então tu já come bastante fruta né? Eu que tenho maior resistência, por isso tento me policiar nessa questão =)

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails