1 de nov de 2010

Frango com geléia, maçã e cebola


























Reclamar que o povo usa receita alheia e não cita a fonte nem adianta né.

Pra mim quem faz isso erra duas vezes: primeiro por usar a idéia de outra pessoa sem permissão roubando-lhe os créditos, e segundo por que é orgulhoso(a) demais pra assumir que às vezes (ou sempre) falta idéia, falta criatividade ou mesmo conhecimento suficiente pra tirar uma receita da sua própria cachola. Triste né. Se a pessoa faz isso na internet, onde todo mundo vê, imagina em outras situações onde ninguém vê?

Mas mudando de assunto chato pra assunto legal, quero reafirmar por que vez em quando rola uma receita do site Panelinha por aqui, comandado pela super chef Rita Lobo.

Gosto muito de indicar o Panelinha pois ele é bem organizado, as receitas são bem explicadas, detalhadas, tem comida pra todos os gostos e ocasiões, com todo tipo de ingrediente. Tem receita pra quem mora sozinho, pra quem tá iniciando e até pra quem se arrisca a reproduzir pratos de restaurantes famosos em casa. Tem espaço pra todo mundo, que pode se cadastrar por lá e criar seu caderno de receitas, alterá-las, registrar as suas próprias criações... Enfim, é um site completo e que fala a nossa língua, entendeu?

Esse frango já tinha me instigado há tempos, e aí aconteceu de eu ganhar um potão de geléia de damasco do meu sogro. Na hora lembrei que a geléia já tinha destino certo, e era essa receita:

  • 1 Kg de coxa de frango (eu usei coxa e sobrecoxa)
  • 2 maçãs
  • 2 cebolas
  • 4 colheres de geléia de damasco
  • sal e pimenta à gosto
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • Suco de 1 laranja (usei limão)
  1. Lave e seque as coxas de frango, coloque-as numa assadeira untada com azeite (detalhe, não pode ser uma assadeira muito grande, tem que ficar tudo juntinho)
  2. Tempere a geléia de damasco com sal, puxe a pele das coxas e esfregue um pouco de geléia por baixo, o restante coloque em cima dos pedaços de frango
  3. Corte as maçãs em quatro, retire as sementes e distribua na assadeira
  4. Corte as cebolas em quatro e distribua na assadeira
  5. Esprema o suco da laranja, junte o gengibre ralado e com essa mistura, regue o conteúdo da assadeira
  6. Salpique mais sal e pimenta do reino sobre tudo, cubra a assadeira com papel alumínio e asse em forno pré-aquecido a 200º por 1 hora. Retire o papel alumínio e asse por mais 30 minutos ou até que o frango esteja bem douradinho assim ó:


























Quer saber?

Vai entrar pro caderninho naquela seção secreta de "receitas que a gente faz pra impressionar" =)

Pense numa coisa inexplicável de tão gostosa e P-E-R-F-U-M-A-D-A.... verdadeiro manjar. E veja que coisa: sem quase nenhum trabalho e ingredientes tranquilos de achar.

Entendeu por quê eu amo o Panelinha? <3

6 comentários:

  1. Menina que receita deliciosa e criativa, hum, muito boa!
    Amei sua cozinha!

    andreaquitutes.blogspot.com/

    Andréa....

    ResponderExcluir
  2. Que franguinho diferente. Deve ser um espetáculo.
    Ficou lindo depois de assado.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Andrea e Daniana: por mais estranho que possa parecer, o resultado final é maravilhoso! Se tentarem me digam dpois se gostaram =)

    ResponderExcluir
  4. Juliana,
    adorei a receita, vou testar em breve, e sem dúvida se postar no meu blog te darei os créditos com direito a link e tudo! hehe
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Poxa fácil mesmo.
    Vou deixar anotada a receitinha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Esse frango é maravilha!!!!

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails