10 de out de 2010

Torta fácil de ricota com alho-poró


No livro onde aprendi essa receita, ela recebia o nome de torta.

Mas eu acho que ela é uma quiche.

Quiche ou torta, o que importa é que ela é muito fácil, a massa é ótima de trabalhar com as mãos, não precisa esperar pra ser assada, e melhor ainda, vai pro forno junto com o recheio, simples assim.

Pra quem nunca se arriscou a fazer uma torta/quiche, eu encorajo a tentar essa. Foi a primeira que fiz. Já usei recheios salgados, doces, ela é muito versátil.  E será com essa massa que também farei uma sobremesa linda e simplérrima na nossa próxima vídeo-receita.

Para a massa, você vai precisar de:
  • 1/2 caixa de creme de leite
  • 2 xícaras de farinha de trigo (eu usei 1 xíc da farinha integral)
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de sopa de manteiga (eu prefiro ir acrescentando aos poucos até dar o ponto: uma massa bem maleável e que não gruda nas mãos)
  1. Dentro da própria fôrma de aro removível (pequena, de 20cm de preferência), junte os ingredientes, trabalhe com as mãos até dar o ponto que falei (é rápido, não se preocupe)
  2. Vá apertando a massa com os dedos do centro da fôrma pra fora, até distribuir por toda a circunferência e chegar nas laterais (tente deixar mais ou menos na mesma altura em toda a lateral)
  3. Reserve

Para o recheio:

  • 150g de ricota picada
  • 4 ovos
  • 1 alho poró picado (talo e folhas)
  • Sal, pimenta do reino e noz moscada à gosto
  • 1/2 caixa de creme de leite
  • Parmesão ralado para polvilhar


  1. Quebre os ovos numa tigela, bata até misturar
  2. Junte os demais ingredientes (menos o parmesão) misturando bem
  3. Coloque o recheio sobre a massa reservada, polvilhe o queijo ralado e leve ao forno pré aquecido a 180 graus até que a quiche esteja dourada e o centro esteja firme
Se você não tem uma fôrma de aro removível, faça a torta em um refratário mesmo. Pode até ser quadrado, retangular...

Invente também o recheio que quiser: atum, sobras de frango, legumes, presunto, só de queijo etc. Aliás, em qualquer recheio que for utilizar, é bom ter um queijinho, que pode ser o da sua preferência, pra ajudar a firmar mais o recheio, senão fica muito cremoso.

Mais fácil que isso, só delivery, minha gente...

Importante: sobre a questão de ser uma torta ou uma quiche, a Cecília Torres, super entendida do assunto, resolveu a questão - "pra ser quiche, segundo as técnicas francesas, é necessário ter o creme royal (ovos + creme de leite, numa proporção mais ou menos de 400ml de creme de leite pra 4 a 5 ovos). Outra coisa importante é na montagem: o recheio (não o creme) deve ser colocado antes e por fim o creme royal, que é o que vai dar liga ao recheio. "
Falar com quem entende é ouuuutra coisa né. Valeu Cecília =)

11 comentários:

  1. A receita é excelente! Ficou com um delicioso aspecto.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Eu =) Obrigada! Ficou linda mesmo, e nem usei photoshop tá. Só pra constar.

    ResponderExcluir
  3. oi, ju, só pra constar: pra ser quiche, segundo as técnicas francesas, é necessário ter o creme royal (ovos + creme de leite, numa proporção mais ou menos de 400ml de creme de leite pra 4 a 5 ovos). outra coisa importante é na montagem: o recheio (não o creme) deve ser colocado antes e por fim o creme royal, que é o que vai dar liga ao recheio.

    tenho acompanhado o blog, tá de parabéns :)

    um beijo.

    ResponderExcluir
  4. LORENA uma delícia de torta fácil e gostoso vale a pena experimentar....

    ResponderExcluir
  5. Receita perfeita e dilciosa!
    Vou fazer mais vezes com outros recheios agora!

    ResponderExcluir
  6. Priscila Reis22/05/12 18:01

    Parabéns pela receita, é excelente! Fiz ontem!! Super fácil de fazer, ficou uma torta linda, cheirosa e o principal...deliciosa!! Todos aqui em casa amaram!!

    Já me animei pra fazer com outros recheios!

    ResponderExcluir
  7. Tô pensando em fazer essa torta hoje aqui em casa, mas será que dá certo substituir o creme de leite por iogurte?? Adoro o Pitadinha e já fiz várias receitas que você compartilhou aqui no blog! Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode sim e fica uma delícia!

      Excluir
    2. Obaaa! Desculpa abusar da sua vontade, mas qual deve ser a quantidade, hein? rs

      Excluir
  8. Pode substituir a ricota por queijo cottage?

    ResponderExcluir

Gente, eu realmente gostaria de responder os comentários prontamente, mas na correria não tenho conseguido. Quando houver dúvida sobre as receitas, favor mandar por email (contato@pitadinha.com) ou na fan page (www.facebook.com/pitadinha) que lá eu respondo mais rápido! Obrigada pela compreensão!

Related Posts with Thumbnails