Em Recife, cuscuz é feito com "Flocão" e se come qualquer hora do dia, acompanhado por... por... é tanta coisa, mas eu vou tentar dizer uma listinha "básica" de possibilidades: ovos mexidos, queijo coalho assado (que na verdade é dourado na manteiga), carne, bode ou galinha guisada com aquele caldinho bem gostoso, salsicha com molho de tomate, charque desfiada... Acho que tá bom já.
E daí que eu primeiro vou dizer o que eu faço com as sobras de cuscuz daqui de casa, pra depois dar a receita do "cuscuz infalível".
Farofa genérica
Os únicos ingredientes que eu diria que são obrigatórios aqui são: sobrinhas de cuscuz, claro, uva passa e coentro picado. E esses dois últimos por que um e outro dão O contraste de sabores que vai fazer essa simples farofa virar a estrela do seu almoço.
Os outros você decide. Essa da foto, levava: frango do outro dia desfiado (com um pouco do caldinho), abobrinha ralada no ralo grosso, cebola, tomate, e os obrigatórios que eu falei.
O processo é simples: refoga a cebola, depois o tomate, depois a carne desfiada que você for usar (pode ser ovo também). Em seguida abobrinha, deixa cozinhar um pouco, aí é só juntar o cuscuz esfarelado, acertar sal, pimenta do reino à gosto, se tiver muito seca coloca um pouquinho de manteiga ou azeite, e quando estiver molhadinha e soltinha, junta as uvas e o coentro. Misture bem e sirva.
Mas aí né, pra ter a sobra de cuscuz, você tem que fazer O cuscuz. E eu demorei um tempão pra aprender o segredinho de um cuscuz no ponto certo.
Se esse é o seu caso, prestenção:
Use uma medida, pode ser uma xícara, um copo... Não importa quantas medidas de flocão você for usar, será preciso sempre a metade dessa quantidade de água para hidratar o seu flocão.
Então digamos que você vai usar 3 xícaras.
Coloca numa tigela e acrescenta 1 e 1/2 xícara de água e o sal (à gosto). Mistura bem e deixa uns 10 minutos.
Aí é encher o recipiente da cuscuzeira reservado para água até a metade, posiciona a parte superior reservada para o cuscuz e arruma ali toda a massa (sem apertar) que você hidratou. Tampa e acende o fogo. Médio. Fica de olho de vez em quando. Eu costumo saber o ponto assim: 1º - o cheiro avisa que tá pronto. 2º - na dúvida, destampa e toca o cuscuz, se você perceber que ele está compacto e fofinho, tá pronto.
Agora vem o golpe de mestre....
Pegue uma manteiga "da boa", e com a ponta de uma faca, coloque alguns pedaços em cima do cuscuz, tampe e deixe mais um pouquinho, já com o fogo desligado. A manteiga vai derreter e penetrar na massa, deixando-a molhadinha e com um toque especial.
Pegue uma manteiga "da boa", e com a ponta de uma faca, coloque alguns pedaços em cima do cuscuz, tampe e deixe mais um pouquinho, já com o fogo desligado. A manteiga vai derreter e penetrar na massa, deixando-a molhadinha e com um toque especial.
Aí é só desenformar e servir.
Eita que bicha desenrolda no cuscuz!!!!
ResponderExcluirAté um dia desses meu cuscuz, para ficar fofinho e gostoso, era num golpe de sorte. Mainha me deu umas aulas básicas, e tenho acertado quase sempre. Mas para que seja infalível, vou seguir tua dica para a medida de água. ;)
Quanto a dica da manteiga que derrete sobre o cuscuz já pronto, claro que vou aplicar também. ;)
Beijos!!!
Cuzcuz é TUDO DE BOM e como você mesma explicou, super versátil. Como boa nordestina, faço-o sempre e os acompanhamentos são variados como os seus, mas o preferido é com ovo mexido. :) Beijinhos.
ResponderExcluirp.s. Adorei o post do frango com curry. Desse jeito você me empurra já já para colocar um blog no ar também, rs.
Meninas, se fosse fazer vontade, eu comia cuscuz todo dia... E eu também tentava na sorte, Lidi, mas agora não temo mais! hahaha
ResponderExcluirIve, dou a maior força!
Ai, que vontade que fiquei agora de comer cuscuz com leite de coco. Ual! Salivando aqui.
ResponderExcluirExcelente tópico.
Uma dica que sempre faço e dar certo sempre é se o cuscuz for puro, ou seja, sem nenhum ingrediente na massa. Eu coloco água na medida certinha pra quantidade de massa. Depois que passar os 10minutos eu molho mais um pouco e deixo descansar de novo. Não fica seco de jeito nenhum!
Ah, quero jantar cuscuz hoje!
Beijos
Só quem é pernambucano arretado sabe o que é ver uma foto de Cuscuz com ovo e salsicha e ficar com a boca cheiaaaa de água! Vixe!
ResponderExcluirPense num "item" que não falta lá em casa! ahuauhauh
E como disse a Lidiane " pense numa mulé desenrolada no cuscuz!" auhahuahu
Adorei! Me encheu de água na boca! Vou fazer djá!! Bjos
Amo de paixão.......
ResponderExcluirE você está de parabéns pelo post.... amei...
Agora eu tenho aquela cuscuzeira, que faz em 5 minutos, um cuscuz redondinho e mais suculento ainda.... adooooooro...
beijos
telma
tenho q adimitir q não sabia fazer cuzcuz naum hahahaha aprendi tem um tempinho... mas tbm já até levei de presente várias cuzcuzeiras para o pessoal lá do rio.
ResponderExcluirMenina,
ResponderExcluirSenpre passo por aqui,mas hoje diante dessa foto,tenho que falar:
-Cuscuz é bom d+,e dá uma saudadinha da minha mãe que está na Paraiba.
Estou morrendo de fome e agora você me deixou com vontade de comer cuscuz com frango cozido...
Beijos e parabéns pelo blog.
O clube do cuscuz bombando, eita...
ResponderExcluirBjus meninas!
eita menina boa na cozinha...
ResponderExcluirTodas as suas fotos estao maravilhosas, como meu marido diz, nem parece que foi vc quem tirou...
rsrsrsr
Queria agradecer o seu carinho em deixar um comentario no meu post desabafo, sobre meu casamento...
Quero te desejar tudo de bom e pedir para que vc faca mais postagens da sua filhota, que já deve estar enorme...
Bjao
eu AMO cuscuz com salsicha e ovo..
ResponderExcluirai que delícia!
amay as fotos :D
Olha a dica da Elaine aí!
ResponderExcluirMeninas, cuscuz é bom de todo jeito né... Que bom que o post despertou a gula em vocês, assim eu não engordo sozinha =)
Sabe como é, né, não tem problema a gente engordar, contanto que todas as amigas engordem também né. De preferência mais que a gente, kakakakaka
Oi Ju, sou Piauiense e na minha terra cuscuz é assim também, feito com flocão ou milharina. Como quase todos os dias no café ou na janta. Muito bom!
ResponderExcluirBeijos!!!
Vou preparar aqui essa receita de cuscuz aqui na frança.....mostrar o que eh comida de verdade.
ResponderExcluirValeu
Só faltou ensinar o complemento com o leite de côco.
ResponderExcluirlinda! distribuindo nossa cultura!
ResponderExcluiragorinha vou fazer um arrumado com as sobras do café da manhã.Adorei a dica da manteiga!
APRENDI A COMER CUSCUZ UM DIA DESSES.ADOREI,SOU GAUCHA E NA MINHA TERRA NAO TEMOS O HABITO DE COMER CUSCUZ,SO POLENTA.COMPREI CUSCUZEIRA E FLOCAO,SO FALTAVA APRENDER A FAZER.OBRIGADA
ResponderExcluirMenina, já experimentou uma fatia desse cuscuz, só com manteiga e uma xícara de café bem quentinho, logo ao amanhecer? Não em coisa mais gostosaaaa para completar o seu café da manhã! Experimente!
ResponderExcluirBjsss!
sheila lemos.
ResponderExcluirnão tenho cuscuzeira , como faço o cuscuz .....dar pra fazer ?
Menina, faz naquela panela de cozinhar a vapor, que também é escorredor. Faz igualzinho, coloca a água na panela base, encaixa a parte do escorredor e tampa. Eu prefiro!
ExcluirGente eu amo cuzcuz aprendi fazer na lata de magarina e encaixada na panela de pessao 5 min ta pronto. Amo 💖
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEnquanto o cucus cozinha, á parte, coloca-se lete de gado para ferver acrescido de 02 colheres sopa de manteiga do sertão. Cuscus fervido, coloca-se de imediato em uma tigela de vidro derramando-se o leite também fervido sobre a massa do cuscus até afoga-lo e tampa-se, de imediato até rsfriar ou amornar tampado: serve-se puro ou acompanhado dr doces ou salgados é claro sempre regado por uma xícara de café com/ou leite. E por aí vai!!!
ExcluirGOSTO DE CUSCUZ COM LEITE E RAPADURA
ResponderExcluirTãaaaao bom! Boto tomate, presunto e queijo picados *-*
ResponderExcluirNao consigo fazer o cuscuz! Comprei aquela mini cuscuzeira com duas forminhas no mercadao de Fortaleza, segui todos os passos... deixei hidratando por 10min , temperei c sal, coloquei na minha mini cuscuzeira e aguaredei 10 a 15min e nada de cuscuz pronto! Deixei 20 min e a massa continua como se estivesse crua!@ to desesistindo!!!
ResponderExcluirAdorei as Dicas, adoro cuscuz! Tenho um projeto de montar um cafe onde o prato principal é o cuscuz. Adoraria pegar todas as suas dicas e receitas! Parabéns...
ResponderExcluirAmei a dicas vou tentar... Adoro cozinhar mas o cuscuz ainda não consigo o ponto certo:-D
ResponderExcluirDa para fazer sem a cuscuzeira
ResponderExcluirPara fazer sem cuscuzeira é só colocar água em uma panela grande, depois ponha o cuscuz eu um prato e amarre com um pano.
ResponderExcluirEm seguida, qd a água já estiver fervendo, coloque o prato na panela (como uma tampa, sacou?), a parte q está coberta com o pano tem ficar para baixo, recebendo o vapor.
Depois é só esperar o tempo de cozimento e pronto! Depois de pronto vc pode colocar manteiga, se quiser.
Era assim que se fazia cuscuz antigamente e eu garanto q o sabor fica até melhor do qie na cuscuzeira.
Gente, eu como o cuscus apenas com café com leite é uma delicia! Experimente! Claro o ovo mexido pode acompanhar somente! como uma boa maranhense que sou.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirEu sou do Paraná e até hoje só tinha ouvido falar de cuscuz. Vi na internet e fui tentar fazer, pq quero parar de comer pão, mas deu ruim. Fiz exatamente como no vídeo, mas ficou duro e esfarelando. Ficou horrível. Vou tentar seguir sua receita, pq depois de tantos comentários positivos, eu acredito q esse negócio deva ser bom e eu tenho q acertar. Mas tenho uma dúvida. Tem como consertar um cuscuz que ficou duro?
Evelin, o que vc pode fazer é esfarelar e preparar uma espécie de cuscuz marroquino com ele... refogar alguns legumes, uma proteína e misturar tudo, vira um prato único. Bjus
ExcluirFiz hj seguindo a receita q vem no pacote. Fiz na panela de vapor tipo ralo. Ficou um pouco seco e esfarelhento, mas deu pra comer. Tive q misturar c manteiga. Hihihi. Da próxima vez sigo suas dicas.
ResponderExcluirNossa senhora! Cuscuz e tudo de bom. E o cuscuz de arroz vocês conhecem? Esse também é divino. Obrigada pelo post, pois ainda hoje não sei fazer cuscuz: fica seco; vou seguir a sua receita à risca. Bjão
ResponderExcluirMeninas fui na nutricionista ela tirou tudo que contem farinha e arroz branco sabe o q posso comer cuscuz fiquei indignada pois comi isto quando era criança feito de so de fuba era ruim mas como não tive opçao comprei o flocao e fiz no microndas na xicara com queijo não quero mais parar de comer é bom de mais bjos
ResponderExcluirNão vejo onde favorita seu blog, como posso fazer? Obg
ResponderExcluir