Já imaginou comer um cupcake sem se preocupar em ficar descolando fôrminha (o finado Zina diria: já imaginei...)?
Pois é, eu também.
Esse projeto de fôrma de cupcake aí da foto é todo em pasta americana.
Vou contar pra vocês tim-tim por tim-tim do que deu certo e do que não deu. Sigam-me os bons!
- Peguei um pedaço de pasta americana (no olhômetro), tingi de marrom, fiz a bolinha
- Em superfície polvilhada com açúcar de confeiteiro estiquei a massa com um rolo
- Peguei uma fôrminha de empada pra usar como molde (não deveria, depois conto o porquê) e forrei com a massa, apertando até que ela tomasse a forma da fôrma (redundaaaante)
- Cortei as sobras com uma faca, depois tirei a massa e coloquei sobre o fundo da mesma fôrma
- Fiz cortes com a faca pra imitar as ondulações de uma fôrminha de papel
- Deixei um tempão pra que ela secasse (ela deveria ter secado e ficado dura, depois falo sobre isso)
Como eu tinha que esperar os cupcakes assarem e a fôrma ficar durinha, fui fazer uns enfeitezinhos com alguns pedacinhos de pasta americana: saiu uma fita rosa (não dá pra ver na foto =( ), uma florzinha e duas folhinhas pra dar um charminho =)
Aí em baixo ele por dentro, com recheio de doce de coco com morango, e ao lado a mordida tão sonhada, devorando buttercream, cupcake, recheio e fôrminha: tudo ao mesmo tempo.
Ok, vamos às confissões agora:
- Já tinha usado pasta americana 1 vez na vida, da marca MIX, que é dura igual uma pedra. Quando li na embalagem e senti a consistência macia da pasta da ARCOLOR, fui convencida de que esta me daria menos trabalho. Realmente ela é ótima pra trabalhar, mas pra essa finalidade não foi eficaz. Pra cobrir um bolo ou o próprio cupcake tá valendo, mas pra essa idéia mirabolante, deveria ter usado a marca anterior. Ah, e achei ela mais doce também, o que também interfere no produto final quando junta cobertura+recheio+pasta, até a formiga mais formiga ficaria preocupada com a sua taxa de glicose
- Eu deveria ter tido paciência de esperar os cupcakes assarem, pra poder usar a fôrma como molde, e não as forminhas de empada. O tamanho não ficou adequado: a fôrminha comestível ficou muito baixa e mais larga, e na hora de enformar o negócio não sustentou. Tive que usar um pouco do doce do recheio (+ doce!!!) pra fazer a "cola" da fôrma no cupcake, que aguentou rapidinho só pra tirar a foto, depois ficou cedendo...
- Se você quiser tentar, procure uma pasta americana bem firme, pois quer dizer que depois que sua fôrminha secar, é naquela consistência que ela vai ficar
- Levando em conta que já tem muito doce na história, eu retiraria o recheio. O sabor final ficaria mais equilibrado
- Use a fôrma de cupcakes como molde
- O recheio foi de doce de coco com morango, um potão que ganhei da minha sogra
- A receita da massa é essa, a cobertura é essa, e o recheio foi colocado dessa forma
Ai, ai... I <3 cupcakes (suspiros)
Aff!!!!
ResponderExcluirTô salivando. Juro!!!!
Que coisa linda de se ver, menina!
Deve ser melhor ainda de comer... ehehehehe...
Fui numa loja(?) especializada em cupcakes de Sampa e comi um maravilhoso por lá. Se a forma fosse assim, comestível também, sem dúvidas que a degustação teria ficado muito mais fácil. Perigo seria ter comido os dedos junto... kkkk... :D
Kakakaka... pra vc matar a saudade, responderei em pernambuquês: Danou-se! Comer até os dedos! Mas que ficou bom Bicha, ah ficou =)
ResponderExcluirOi Magali!
ResponderExcluirConheço as duas pastas qeu vc comentou no post. Para que as forminhas ficassem mais durinhas, o ideal é que vc amassasse a pasta com um pouquinho (bem pouquinho) de CMC. Isso faz com que ela se seque mais. A pasta americana sozinha não fica muito firme.
A da MIX, como eles dizem que são 4 pastas em 1, tem mais CMC que a da Arcolor. Mas se vc põe na da Arcolor, fica bem melhor para trabalhar que a da Mix.
Adorei a idéia e vou provar. E comecei a seguir o teu blog hoje!
Obaaaa, valeu pela dica preciosa!
ResponderExcluirSeja bem vinda, já chegou chegando =)
Menina, que trabalhão! Mas com certeza valeu a pena.
ResponderExcluirFicou lindo demais! Parabéns pelo capricho.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/
ju, andava sumida dos comentarios mas sempre visitando sua casinha. menina, com esse cupcake, tenho que perguntar, tem uma vaguinha ai pra mim na aula de cupcakes na tua casa??????
ResponderExcluirsocooooorro, o que é esse recheio de coco e morango, mulher?
fico esperando a resposta, bjos
Karlinha, to dependendo de uma resposta, mas te mando email avisando. Pq tu sumiu??? Bjus!
ResponderExcluirGosh, ficou lindao esse cupcake e eu, cheia de vontade - e olha eu nao sou nada fa desses bolinhos!!!
ResponderExcluirAchei genial!
ResponderExcluirLindo mesmo.
Bjs
Que lindo!!!
ResponderExcluirComprei a pasta mix mas ainda não consegui trabalhar com ela...quanto tempo leva para endurecer e dar a forma que desejamos?
Cobri um pedacinho de bolo e ficou de um dia para o outro e não secou...o que posso fazer????
Amiga, parabéns.. muito criativa!! Mas para alivio geral da nação, inventaram forminha comestivel para cup cake. Ela é feita de batata e oleo vegetal e não altera o gosto dos bolinhos. Eu vi na tv a cabo estou procurando como doida na internet..por sinal encontrei vc enquanto procurava a dita cuja. Se eu encontrara passo por aqui e te aviso. =)Leticia
ResponderExcluirParabéns.Adoro sempre o que você faz. Mas eu preciso mesmo é da receita da massa de cupcake. Já testei algumas e não gostei. Será que você poderia me enviar??? Aproveito sempre do seu blog.Abraços.
ResponderExcluirgorettiafonso7@yahoo.com.br