25 de set de 2010

Pãozinho: delícia ou caseirinho?






















Esse pãozinho virou uma sina na minha vida há algumas semanas.

Vi a foto, achei promissor. Li as instruções, pareceu fácil. Chamava-se "pãozinho delícia", e parecia uma delícia mesmo. Comprei os ingredientes e fiz. Tragédia. A massa não deu o ponto, taquei farinha, ficou pesada. Pensei: "mas eu segui as instruções bem direitinho"... Aí é que estava o problema, as instruções é que estavam erradas.

Mas nada como um dia atrás do outro. Dei de cara com um outro pão, esse era o tal de "caseirinho", publicado pela Cherry do Cozinha é poesia, dei uma olhada, achei que essa era a receita que eu estava procurando, mas lá tinha outro nome e recheio. Agora sim, quantidades e passos mais detalhados, pensei: vai dar certo! Nem meu dedo cortado me impediria de fazer o danadinho. E o resultado foram esses pãezinhos caseirinhos e deliciosos aí da foto, orgulhos da mamãe!

Para 16 pães


  • 2 colheres (chá) de fermento biológico seco
  • 1 ovo
  • 3/4 xícara (chá) de leite – veja substituições logo abaixo
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 e 1/2 colheres (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo aproximadamente
  • Manteiga ou margarina derretida para pincelar os pãezinhos


  1. Escolha um recipiente grande para fazer a massa.
  2. Misture quase toda a farinha (cerca de 2/3) o fermento biológico seco o sal e o açúcar. Reserve.
  3. Quebre o ovo dentro de uma xícara ou jarra medidora e complete com leite até atingir 240 ml. Misture com um garfo e junte ao recipiente com os ingredientes secos, junte também a manteiga e misture de início com uma colher ou garfo. Passe a massa para uma bancada polvilhada de farinha de trigo e comece a sovar fazendo movimentos de “ir e vir” como se estivesse rasgando-a, ou seja, empurre para cima com a palma da mão e puxe-a para baixo com a ponta dos dedos. Com a massa nesse ponto “grudento” é bem mais fácil. Faça isso durante uns 5 ou 10 minutos ou até que a massa mude a coloração ficando mais clara e adquira um aspecto rendado. Adicione o restante da farinha enquanto continua a sovar.
  4. Use uma espátula para desgrudar a massa da bancada e sove mais 15 ou 20 minutos. Não deixe a massa muito seca, ela deverá ficar bem maleável. Cubra e deixe crescer até dobrar de volume (de 40 a 60 minutos).
  5. Depois de crescida passe a massa para a bancada polvilhada com farinha de trigo e corte-a em 16 pedaços e modele os pãezinhos no formato desejado. Coloque em uma assadeira untada e polvilhada com farinha de trigo ou fubá e deixe crescer até dobrar o volume novamente.
  6. Preaqueça o forno por uns 15 minutos antes de assar os pãezinhos assim eles ficarão douradinhos mesmo sem pincelar com ovo ou gema de ovo. Coloque então a assadeira no forno bem quente e asse-os por cerca de 20 minutos.
  7. Retire a assadeira do forno e pincele-os com manteiga ou margarina derretida enquanto ainda estão quentes. Deixe-os sobre uma grade até que esfriem.
Para o recheio:
  • 1 colher de manteiga
  • 1 colher de farinha de trigo
  • 1 gema
  • 1 xic de leite
  • 1/2 caixa de creme de leite
  • 50g de parmesão ralado
  1. Derreta a manteiga numa panela em fogo baixo
  2. Retire do fogo, misture a farinha, acrescente o leite, misture bem
  3. Volte para o fogo mexendo sempre para não empelotar, acrescente a gema, o parmesão até virar um creme grosso
  4. Apague o fogo, misture o creme de leite, mexa mais um pouco até incorporar
  5. Recheie os pãezinhos e polvilhe parmesão ralado por cima
Achei que eles são a cara de reuniãozinha onde "cada uma leva um prato" sabe? 
Só um problema: você come sozinha TODOS, num piscar de olhos. Bom demais....

14 comentários:

  1. Hum...esse pão dever ser uma delícia mesmo! Tem uma cara ótima! Vou testar! Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Ive Resende25/09/10 13:39

    Juliana, que tentação! Vou deixar para fazer depois da minha mudança pois terei uma bancada melhor para trabalhar massas. Mas me diz uma coisa, o pãozinho ficou macio por dentro? Esta semana li alguns posts da Ana Elisa (La Cucinetta) e percebi que há uma diferença entre usar a farinha de trigo normal (acho que é tipo 1) para fazer pães e a farinha de trigo especial para pães. Então fiquei achando que nas minhas tentativas anteriores de fazer de pão os coitados haviam ficado pesados por causa da farinha. De qualquer forma, ainda não encontrei a farinha especial para fazer novas tentativas. Você conhece esta farinha? Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Milena, é MUITO bom, muito difícil não comer tudo na hora viu...

    Ive, eu também não testei com a farinha especial pra pães, estou louca pra testar.
    Esse pão fica macio, mas não se pode dizer que ele é uma "fofura". Por isso ele precisa de um recheio, senão fica muito seco. Pode ser uma manteiguinha, requeijão, doce de leite (hummmm) ou o creme da receita.

    ResponderExcluir
  4. Hummm... que delícia...
    Acho que eu o faria salgado e rechearia com patê de frango....;D
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oiee passei aki e ja sigo
    ameiii uma delicia:)
    Me visite qdo puder
    bj
    Otimo findi

    ResponderExcluir
  6. Esses pãezinhos já foram a sina de muitas culinaristas. Nunca provei mas sempre fico com vontade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Juliana!!
    Que delicinha esse pão caseirinho!!!...ahahahah
    Melhor ainda você ter acertado e gostado! Fiquei bem feliz!
    Quantas delícias você tem aqui na sua Cozinha. Difícil é dizer de qual gostei mais!
    Você está em Pernambuco,que delícia, seu estado, está na minha lista de desejos!É tão lindo....
    Juliana, fiquei muito feliz em te conhecer e conhecer seu blog.Um beijinho e muito obrigada pelas gentilezas todas!

    ResponderExcluir
  8. Ju, dá pra usar a farinha de trigo que já vem com fermento? bjo

    ResponderExcluir
  9. Nanda, eu fico meio com receio. Se quiser arriscar, pode ser que não influencie em nada, mas se for comprar, melhor escolher a sem fermento =)

    ResponderExcluir
  10. Essa receita é ótima!!!
    Pãozinho Delícia
    • 1 colher (sopa) de açúcar
    • 4 tabletes de fermento biológico
    • 2 1/2 xícaras (chá) de leite morno (reserve 1 xícara para dissolver o fermento)
    • 2 ovos
    • 1 xícara (chá) de óleo
    • 1 colher (sopa) de sal
    • 1 kg de farinha de trigo
    Para polvilhar
    • Manteiga
    • Queijo parmesão ralado gosto
    Modo de fazer:
    Numa tigela, misture o açúcar, o fermento e uma xícara de leite. Deixe descansar por 20 min ou até crescer. Junte os ovos, o leite restante, o sal, o óleo e a farinha.
    Misture com uma colher de pau até formar uma massa elástica e grudenta.
    Deixe descansar por 25 min ou até dobrar de volume. Unte as mãos com óleo e pegue um punhado de massa. Trabalhe-a com a ponta dos dedos para que fique bem lisa.
    Esprema porções de massa sobre uma assadeira untada e polvilhada com farinha, formando bolinhas e deixando espaços de 3 cm entre elas. Espere crescer por 20 min. Depois, asse por 15 min mais ou menos, em forno baixo ou até ficarem levemente dourados. Pincele manteiga no pãozinho ainda quente e polvilhe o queijo ralado.

    ResponderExcluir
  11. Fernanda Avena19/04/13 18:35

    Olá! Descobri seu blog esses dias e como sou apaixonada por pães (tanto pra comer e fazer!!) fui testar esta receita. Vou te falar, foi a massa mais gostosa de trabalhar da VIDA (e olha que faço muitoooo pão) e meu marido falou que foi o pão mais gostoso que ele comeu, dos que eu fiz. Ou seja, aprovadíssimo!!!!!!!! Não vou mais largar seu blog! hehehe Beijão Fernanda

    ResponderExcluir
  12. Juliana, o gde pulo do gato, que mta gente não nos ensina, ao fazermos o Pãozinho Delícia, nome dado e registrado, por uma amiga minha, que fez um 'império' com a receita de minha vò, aqui em Salvador, é o ponto da massa. Ele não pe difícil de ser feito, mas há esse problema. Por isso, sempre que alguém me pede a receita, eu já vou falando que não vai adiantar, e que o melhor é vir, em minha casa, num horário bom pras duas partes,, e fazê-lo comigo. Ponho a pessoa pra fazer e só fico observando, dando as direções, essas coisas. Assim, a pessoa fica feliz por ter feito por suas próprias mãos. Um detalhe... embora uma culinarista famosa, aqui em Salvador, 'arvore-se' de chamá-lo de 'Pãozinho Delícia da Bahia', pra fazer a diferença entre esse e o título que minha amiga registrou (engraçado é que, originalmente, ele se chamava de Pãozinho de Aniversário, e todo mundo, que vinham, pros aniversários de minha família, sempre perguntava por eles), ele não é daqui. Foi uma prima, de minha vó, quem trouxe a receita, de Penedo, Alagoas, de onde minha família vem, e nos ensinou... Já faleceu, chamava-se Lucila. Portanto, vc vê como as pessoas se intitulam, 'numa boa', autoras disso e daquilo. Gente de espírito pequeno. Bj, querida ; a-do-rei seu site, 'viu ? Com carinho, Ni

    ResponderExcluir
  13. Retificando erros de digitação, acima, pelo amor de Deus !!! risos... 'ele não É difícil...' 'e todo mundo, que VINHA, pros...' Brigadão. com carinho, Ni

    ResponderExcluir
  14. Oi! AMEI a receita, vou tentar fazer hoje mesmo! Só tenho uma dúvida: pode substituir o fermento biológico seco pelo em tablet? Obrigada!!

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails