10 de set de 2010

Pamonha cremosa do Leandro

O twitter é uma coisa, né gente: tá lá você tuitando e plim, chega um link pra uma receita.

Quando você bate os olhos na foto é amor à primeira vista.

Foi assim que amei essa pamonha desde o início, antes mesmo de ler seu modo de preparo, que é super fácil, diga-se de passagem.

Ah sim, ela foi publicada pelo Leandro, do blog Cozinha Pequena, que serviu com carne de sol, mas eu devorei as minhas no café da manhã, dá uma olhada...






















Para quatro pamonhas (receita adaptada):

  • 4 espigas de milho
  • 100 gr de parmesão ralado (você pode usar queijo prato picado, nesse caso, coloque um tantinho de sal)
  • 1 copo de requeijão (pode precisar um pouquinho mais, se sua espiga for muito grande)
  1. Com uma faca retire os grãos de milho da espiga, cortando mesmo
  2. Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou processador e no modo pulsar vá batendo devagar até virar uma pasta homogênea
  3. Abra um bom pedaço de papel filme e estenda sobre um ramequim ou cumbuca
  4. Coloque 1/4 da massa dentro e dê um nó com as pontas do papel filme, como se fosse uma trouxinha (aperte bem o nó e não deixe-o muito próximo da massa, pois ela pode vazar)
  5. Repita o processo com o restante da massa e leve as trouxinhas para cozinhar em água fervente por 40 minutos (pense num cheiro bommmmm)
  6. Retire as pamonhas e corte o papel filme com cuidado, sirva a seguir
Bem, eu não servi em seguida, pois fiz de noite pra comer no dia seguinte. Então guardei na geladeira e no dia seguinte esquentei no microondas, e ficou marravilhoso (Claude)...

E eu esqueci de dizer que ela é salgada, mas a essa altura você já sabe né.

5 comentários:

  1. Ju, não entendi o item 3 da receita...pode explicar melhor? Obrigada. Bjs.

    ResponderExcluir
  2. É assim Milena: você abre o papel filme pra formar mais ou menos um quadrado, aí você coloca sobre o potinho, é como se ele funcionasse como uma fôrma que vc estivesse forrando, deixando as sobras pra fora, isso vai te ajudar a dar forma além de não deixar o conteúdo espalhar, e assim fica mais fácil dar o nó. Entendeu?

    ResponderExcluir
  3. Entendi,Ju...valeu...bjs.

    ResponderExcluir
  4. Humm, eu amo pamonha. Por aqui cozinhamos a massa na palha do milho mesmo, e amarramos com a própria palha ou com liguinha de separar dindim, hehe. Eu amei essa dica do filme plástico!

    ResponderExcluir
  5. Ju não dá para fazer doce?


    amo seu blog, xereto todo dia quando posso faço as delicias que vc nos fornece.
    bjs

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails