18 de set de 2010

Bolinhos de bacalhau da Angélica (ou da avó dela...)

Alô mulheres do meu Brasil varonil, hoje teremos no blog uma receita enviada pela Angélica, nossa leitora que gentilmente me enviou essas fotos tipo 11 da noite, despertando minhas lombrigas que depois tiveram que dormir frustradas por que eu nem tinha os ingredientes e nem energia pra ir pra cozinha àquela hora.

Lamentações à parte, segue a receita com as fotos que ela tirou pra alegrar o nosso fim de semana, por que convenhamos: fim de semana, bolinho de bacalhau e você, tudo a ver né?

Apreciem sem moderação:

Ei Juliana!!

Fotinhas do bolinho de bacalhau para você ficar com mais vontade e fazer!!! Porque é muito bom!

Receitinha da minha avó, que tem origem portuguesa! Sempre faço e nunca errei! São deliciosos! E quando fico com saudade da família que ficou lá em Minas, vou pra cozinha!  


Bjus, Angélica!




  • 1 cebola grande bem picada
  • 3 dentes de alhos picados 
  • +/- 700 gramas de batatas cozidas - Gosto de fazer assim, uso metade de batata normal (aquela da casca amarelinha e metade de batata da casca um pouco roxa). 
  • +/- 800 gramas de bacalhau desalgado
  • 3 ovos 
  • Cebolinha picada 
  • Salda ou coentro ( gosto mais do coentro)
  • 1 pitada de noz moscada 
  • Azeite o suficiente para refogar o bacalhau e a cebola 
  • 1/2 pimenta dedo de moça sem semente picadinha
  • Pimenta do reino preta à gosto 
  • E óleo para fritar 
  1. Cozinho as batatas no vapor, da pra cozinhar na agua tambem. Gosto de cozinhar no vapor pois conserva mais o sabor. Depois de cozidas amasso bem, ate obter um pure.
  2. Com o bacalhau ja desalgado, deixo de um dia para outro , em uma panela com agua ja fervente coloco o bacalhau por 10 minutos. Retiro e deixo esfriar. Retiro a pele e espinhas. Depois desfio.
  3. Em uma panela grande, coloco azeite, acrescento a cebola e o alho. Deixo ficar dourado e adiciono o bacalhau desfiado. Fico mexendo por uns 5 minutos e desligo. 
  4. Em uma tigela acrescente o purê, o refogado de bacalhau e todos os outros ingredientes. Misturo até obter uma massa homogênea e que não fique mole. Aconselho ir colocando os ovos aos poucos, porque muitas vezes o tipo de batata interfere muito na consistência. Entao melhor ir colocando os ovos aos poucos.
  5. Depois de tudo bem misturado, deixo descansar na geladeira por uns 20 minutos. Faço esses `bolinhos` com o auxílio de 2 colheres, passando a massa uma na outra até obter esse formato. Frito em óleo quente. Essa receita rende uns 60 bolinhos. Dá pra congelar. 
Valeu, Angeliquete, todas nós adoramos, tenha certeza =)

E quem quiser compartilhar uma receita, é só mandar pro cozinhadamagali@gmail.com, que na medida do possível, a gente vai publicando por aqui, ok?

Bjus!

4 comentários:

  1. Menina que coisa de doido esse bolinho hein e olha que eu nem como bacalhau...risos.
    Adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que delícia... só tentei fazer uma vez e foi uma tentativa frustrada... Mas com essa receita aqui, com certeza, vai dar certo.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. !!!!!!!!!!! Só de ler a receita me deu água na boca, vou fazer valeu

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails