19 de ago de 2010

Sobre blogs e blogueiros




Sabe, quando eu não tinha blog, mas vivia visitando os blogs dos outros, adorava futricar arquivos antigos, ver como começou, ler os comentários...
Com poucas exceções, achava tudo sempre lindo, de uma criatividade e originalidade sem fim.
No dia que decidi criar o meu próprio, nasceu também um olhar diferente.
Comecei a tentar decifrar pessoas por trás de posts, comentários, é uma brincadeira divertida.
O que mais me chama a atenção são os pavões.
Claro que alguém se dispõe a escrever alguma coisa e publicar na internet porque quer ser lido, visto, admirado, quem sabe até servir de inspiração? Mas é engraçado ver como de repente alguém vira "blogueiro-celebridade". "Ah é o fulano, do blog ciclano", a gente ouve por aí, soando como as tietes que comentam a vida dos artistas de novela das oito.
Além da fama, um blog dos bão proporciona até um trocado. De repente nos deparamos com o email de uma agência de publicidade querendo saber quantos acessos tem o seu blog, pra quem sabe rolar um anúncio bacana.
E os convites? Lá vem mais um post contando: "Fui convidado pro evento de tal empresa, jantei de graça, conheci chef num-sei-o-que-lá, e tarará e tarará" aí a gente pensa "poxa, quando será que meu blog vai bombar assim"? Ou vai dizer que só sou eu que sonha em receber um kit da Perdigão e tirar aquela fotinha básica da bolsa vermelha cheeeeia de produtos?
Infelizmente, há também os que divulgam idéias alheias sem dar os devidos créditos, muito feio isso. Decepcionante. E olha, pode acontecer até com blogs de sucesso, reconhecidamente bons e tudo mais.
Há alguns onde o conteúdo nem nos interessa tanto, mas a pessoa que escreve é tão querida, que só por isso ele ganha um espaço especial no nosso coração.
Há outros onde apesar da pessoa que escreve (leia-se: esnobe), você continua visitando, pois o conteúdo é bom, criativo...
Aprecio bastante blogs onde o texto é poético, reflexivo. Mas quem não gosta também dos hiper-engraçados? A pessoa não coloca uma foto, mas o texto te prende do início ao fim, muita criatividade.
Uma coisa fica clara quando se frequenta blogs: há pessoas que te convidam, te acolhem, celebram a sua
visita. Há outras só interessadas em exibir suas façanhas, suas criações, sua inteligência, seu número de seguidores.
Eu temo muito ao pensar que posso cair nesse segundo caso, pois como uma pessoa que visita blogs diariamente, e adora fazer isso, prefiro muito mais o primeiro. Blogar é uma atividade prazeirosíssima. Amo. Cuidar de um blog tem sido um desafio estimulante. Só não quero me perder nessa busca desenfreada por acessos, embora fique muito feliz vendo que novas pessoas estão visitando, e voltando.
Não quero que as pessoas virem um número pra mim. Nem quero ser pavão. Quero ser eu, e que as pessoas venham aqui por prazer, por vontade, e que falem comigo, de preferência =)
Então você aí, que vem sempre mas fica quietinho(a), fique sabendo que vou gostar bastante de saber sua opinião, se você já testou alguma receita, se deu certo, se não deu, se você sente falta de alguma coisa por aqui, se tem alguma idéia legal... Se não quiser publicar o comentário, manda um email! Manifeste-se!
Eu e a Magali vamos adorar =)

(Imagem daqui)

12 comentários:

  1. Oi Ju,
    Esse mundo digital é uma loucura. A relação via tela...Tanta coisa embutida em cabos e conexões...rsrs
    Adoro participar disso tudo...Acho um barato conhecer pessoas e idéias novas, sair do lugar comum. Mesmo não concordando algumas vezes.
    Gostei do teu post. Da reflexão.
    Eu olho tantos blogs lindos, com fotos bem feitas, receitas inusitadas, e aí sempre penso "um dia quero ser assim"...hahaha
    Imagina: eu fotografo com criança puxando minha roupa, arrastando as coisas...sem cenário, tentando encontrar a luz correta...kkkk
    Até que tá bom do jeito que está indo...
    Bora lá...Fora a bolsa da Perdigão que não me atrai nadinha, pq não consumo muita coisa industrializada, no mais é sempre bom crescer!
    Vida longa à Cozinha da Magali!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Juliana!
    E que chato isso de pegarem idéias e se apropriarem...
    Mas infelizmente as mazelas que existem na sociedade em geral aparecem nesse universo virtual e estamos sujeitos a essas questões mesmo...
    Olha só, vamos migrar nossos blogues pro wordpress? (aquela ultra-mega-super-intrometida)
    A coisa que acho legal de lá é dar para acompanhar os comentários. Só o dono do blog no blogger sabe quando alguém comenta...
    Por exemplo, eu comento aqui e você responde... eu não fico sabendo e você pensa que eu sou metida e te deixei no vácuo (como os meus adolescentes queridos dizem)... rsrsrs
    Bem, deixando a intromissão de lado, adoro o seu blog! E acho maravilhoso você estar se envolvendo prazeirosamente com esse universo!
    Beijos,
    Chris

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ju!!!!
    Sabe que uma vez fiz um post assim no Bicha Fêmea? É. Eu convidei as pessoas que liam o blog, e que ficavam quietinhas, a comentarem. Dei sorte, e conheci um bocado de gente com as quais mantenho contatos "bloguísticos" até hoje. :D

    Então, desejo a mesma sorte a você. :)

    Então, sabe que tento sempre exercitar a humildade como blogueira? Isso mesmo! Sem demagogia ou o que quer seja. A verdade é que não consigo mais visitar diariamente todos que ficam de trololó comigo no Bicha Fêmea, como era no princípio. Mas no meu tempo, vou visitando todo mundo. Não abro mão disso. Não mesmo! E levanto a bandeira de que a blogosfera só faz sentido com trocas. E não tolero celebridades. Sabe por quê? Porque todo mundo que é blogueiro é igualzinho a mim, ninguém é melhor que eu, e eu não sou do tipo que gosta de puxa-saquismo. Não mesmo! Por isso, também não gosto de pavanices e faço de tudo para não cair nessa armadilha. Espero resistir bravamente, e sempre! :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Passo aqui "quase" religiosamente todos os dias. Adoro a maneira como você escreve. É leve, prazeroza, gostosa de ler, sem aquela encheção de saco, sabe? E além disso, apesar de não ter a minha cozinha, adoro me aventurar por lá. Juntando isso à minha paixão por tudo que leva bananas, fiz aquelas suas panquecas. Preciso dizer que são maravilhosas!!! E que fizeram meu dia mais feliz!! :D Aliás, acho que já está na hora de repetir a dose.
    Ah!! Foi esse post que me inspirou a comentar aqui hehehehe Não comento em lugar nenhum que leio...
    Beijinhos Bianca F.

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana,
    Concordo com tudo que você disse. Adoro receber um comentário lá no meu blog, é um sensação tão ruim quando se post e ninguém comenta. Em compensação, sempre que dar visito outros blogs e comento quando acho algo interessante, mas nem sempre dá, então as vezes passo rapidinho dou uma lida e o dono do blog nem sonha que passei por lá, rs.
    Beijos querida!

    ResponderExcluir
  6. Juliana, eu adoro as tuas receitas e conto quando faço, ando paradinha na cozinha porque o barrigão de nono mês de gravidez tem me deixado cansada demais. Aodrei a receita do requeijão, somos devoradores de requeijão aqui em casa, já fiz várias vezes o da receita com ricota, mas fica muito grosso e com gosto forte de ricota, vou testar a tua.

    depois conto

    beijoca

    ResponderExcluir
  7. Oi Xará!rsrs
    Concordo com tudo o que vc escreveu....existem Blogs e Blogs....rsrs seu blog eu adoro e tenha certeza que passo por aqui todos os dias por prazer,leitura fácil,dicas incríveis e receitinhas maravilhosas ;)
    beijão e sucesso sempre!
    =)

    ResponderExcluir
  8. Oi Pérola! Sobre a bolsa vermelha, tenho CERTEZA que você não faz questão =)E te dou também parabéns, pois só uma heroína se dispõe a fazer um passo a passo com milhões de coisas acontecendo ao seu redor. Tuitar amamentando, então? Tarefa para a super-mãe-blogueira mesmo!

    Chris, esse negócio do comentário é um problema mesmo... Às vezes consigo entrar lá no blog da pessoa, caso ela tenha, e responder lá, mas nem sempre dá. Tem gente que responde por email, eu gosto disso. O wordpress faz esse favor de avisar pra gente? Muito bom! Vou pensar com carinho, kkk.

    Bicha, vc exercita com maestria essa troca que o blog pode proporcionar, e quem ganha com isso somos todas nós, não é vero? Eu acho graça dos pavões pelo mesmo motivo que vc disse que não tolera, e pode ter certeza que não faz parte desse time, ah não! Mas é um risco que todos corremos, então sempre alerta e avante!!! Bjus!

    Bianca, aquelas panquecas são a paixão do meu marido. Se a gente pudesse, comia todos os dias, mas... não dá neh?! Obrigada por comentar e vir todos os dias me visitar. Ninguém é obrigado a deixar comentário, eu tb não deixo sempre nos blogs que visito, mas não é estranho pensar que alguém lê todos (ou quase todos) os dias o que vc escreve, e vc não fazer idéia de quem seja essa pessoa? É muito bom quando podemos conhecê-la, por isso obrigada mais uma vez =)

    Dani, é verdade. O tempo é curto, e na net parece que fica mais curto ainda né? Por isso a gente acaba "elegendo" alguns blogs pra visitar sempre e outros acabam caindo no esquecimento, o que faz com que a gente pense sempre em algo original, o diferencial que vai fazer com que as pessoas lembrem da gente. Isso é bom, eleva o nível do blog, né?

    Andrea! Vc já tá de nove meses!!!
    Eita barrigão hein... é uma mistura de "ai num aguento mais essa barriga" com "quero ver logo a carinha do bb" e "espera mais um poquinho que ainda tenho tanta coisa pra organizar antes de você nascer..." né?! Mas desejo uma boa hora pra vc, que tudo dê certo, que seu bb e vc se curtam muito, pois ser mãe é MARAVILHOSO. Mil bjus pra vc e eu tb amo requeijão!

    Obrigada, Xará! Vc como sempre uma fofa, e não pense que esqueci das minhas encomendinhas não, viu... kkkk. Um cheiro pra vc, viu!

    ResponderExcluir
  9. Oiê...te encontrei no google! e cai nesse post, que por sinal é muito bom, não tenho tempo de besbulhotar o blog agora, mas posso ficar ali naquele cantinho ali ó? dos seguidores? daí fica mais fácil de eu ler...pode? tô ficando!

    Ah, Amo Recife, passei minha Lua de Mel entre Recife, Porto de Galinhas e Natal...mas depois te conto!

    Quando tiver um tempinho, bora lá no DE MIM PRA VC e...DE VC PRA MIM, tome um café comigo! e vamo trocar um dedo de prosa!

    beijos e Tiespero!

    Joana Campos

    ResponderExcluir
  10. Olá.Quando gosto de um blog, e se ele me cativa, não o largo. Posso não o visitar diariamente, mas vou lá.
    Não me interessa o número de pessoas que visitam. Interessa-me o que comentam.
    Voltarei.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  11. cantinhodacasa12/06/11 19:01

    Juliana, o cantinho do comentário anterior é do endereço do google, mas este blog tem pouco tempo. Nem lá vou.
    O meu primeiro cantinho é este:
    cantinhodacasa@sapo.pt
    Beijinho

    ResponderExcluir
  12. Oi Juliana, te encontrei por acaso e não foi por acaso que vou te seguir... adorei este post e ja li tudo que vc escreveu até aqui... admiro que cozinha... eu nao sou muito boa até por que não tenho tempo... ficarei sempre passeando por aqui mesmo sem que deixe comentários viu.
    xerim.

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails