Sim, porque vamos combinar que comer proteína de soja (vamos chamar de PTS pra facilitar?) dizendo que é pra evitar carne vermelha, que faz mal e tals, mas tacar Sazon e similares na panela não é nada saudável, né? Também não quero aqui dizer que o jeito que fiz foi "o" mais saudável, mas eu simplesmente não consigo mais usar caldo pronto, gente! Que que eu posso fazer?
Considerando o ditado que diz "uma imagem fala mais do que mil palavras", concluo que "um vídeo vale mais do que mil imagens" =) Dá uma olhada nessa carninha que filmei quando tava ficando pronta só pra dar fominha em vocês:
PTS com abobrinha e folha de couve- flor (serve 6 pessoas)
Ingredientes:
- 1 linguiça (de sua preferência, eu usei a calabresa)
- 3 xícaras de PTS (aquela que é igual à carne moída)
- 6 xícaras de água
- 1 cebola
- 1 tomate
- 1 pimentão
- 1 abobrinha média
- 3 folhas de couve (eu usei a folha da couve-flor)
- 2 colheres de sopa de shoyo
- 300 gr de molho de tomate (1 caixinha pequena)
Modo de preparo:
- Retire a pele da linguiça e pique em cubinhos pequenos
- Aqueça uma panela (fogo médio) e coloque a linguiça e mexa de vez em quando
- Quando a linguiça começar a soltar a "gordurinha", acrescente a cebola picada
- Quando a cebola começar a ficar transparente, acrescente o tomate e o pimentão picado, refogue tudo por uns cinco minutos
- Acrescente o molho de tomate, a água e a proteína de soja
- Misture tudo e abaixe o fogo, deixe a panela semi-tampada
- Quando a PTS hidratar e cozinhar (mais ou menos 30 minutos) acrescente a abobrinha picada e as folhas de couve picadas fininhas, tampe e deixe mais 10 minutos ou até a abobrinha estar cozida
- Acrescente o molho shoyo e verifique o sabor, se quiser acrescente um pouco de sal de acordo com o seu paladar
Eu usei a folha da couve-flor nesta receita porque descobri que ela é riquíssima em nutrientes, mais até do que a própria couve-flor, então como tinha em casa e precisava dar bom uso a elas, achei que ia ficar bom junto com a PTS. E ficou mesmo! Mas você pode usar a couve-folha, ou qualquer outra coisa que você goste: cenoura, batata, chuchu...
Tem gente que nunca se atreveu a experimentar a proteína de soja, mas quando bem feita, ela é muito gostosa. Eu confesso que nem como tanto por execrar carne vermelha, mas pelo fato de ser muito barata. Então se une preço bom + saúde, acho uma excelente opção!
Adoro soja, tenho um blog só com receitas sem derivados do leite e sem carnes. Vale a pena conferir http://carolinammartins.blogspot.com/
ResponderExcluirHAHAHAHAHAHA não usa caldo pronto mas enche de calabreza!!!
ResponderExcluirNao entendi!!! Pode explicar???
ExcluirEla tem razão porque os caldos prontos são os produtos que mais contém sódio e gordura, a não ser os lights, mas mesmos esse contém muito sódio.
ResponderExcluirPoderia ter explorado melhor as qualidades nutricionais do prato. Substituir a carne vermelha por carne de soja e utilizar linguiça não cai bem!!!
ResponderExcluirOlá Juliana
ResponderExcluirNa verdade a maioria das pessoas parte direto para o cozimento da Proteina de Soja, mas o idela mesmo é hidratá-la antes.
Descobri sozinha que o ideal mesmo é colocá-la em agua morna, com caldo de limão por meia hora.
Depois esfrega bem e enxagua algumas vezes, espremendo-a entre um enxague e outro.
Eu uso sozinha, com temperos naturais (salsinha,cebolinha,manjericão,cebola, alho e pimentão) e acrescento 1 colher rasa de caldo de galinha e uma pitada de pápreica.
E uso molho de tomate feito em casa, mas na pressa coloco 2 colheres de extrato de tomate.
Fica deliciosa. O Eddye come acreditando piamente que esta comendo picadinho (que é como chamam carne moida aqui em Manaus).
Ele odeia Proteina de Soja, mas nunca imaginou que é o que come aqui em casa.
Beijos
Elisabeth Lorena Alves