24 de jun de 2010

Proteína de soja: você já experimentou?

Lá vem eu na maior cara de pau, depois de postar um monte de receita de bolo de chocolate, muffin, panqueca, pudim, querer falar em proteína de soja, né? Mas achei que tinha que dividir com vocês um jeitinho que achei de fazer essa receita sem usar um monte de caldo de carne e tempero pronto pra "disfarçar" o sabor, digamos, "eca!" dessa alternativa à carne bovina.

Sim, porque vamos combinar que comer proteína de soja (vamos chamar de PTS pra facilitar?) dizendo que é pra evitar carne vermelha, que faz mal e tals, mas tacar Sazon e similares na panela não é nada saudável, né? Também não quero aqui dizer que o jeito que fiz foi "o" mais saudável, mas eu simplesmente não consigo mais usar caldo pronto, gente! Que que eu posso fazer?

Considerando o ditado que diz "uma imagem fala mais do que mil palavras", concluo que "um vídeo vale mais do que mil imagens" =) Dá uma olhada nessa carninha que filmei quando tava ficando pronta só pra dar fominha em vocês:




PTS com abobrinha e folha de couve- flor (serve 6 pessoas)


Ingredientes:
  • 1 linguiça (de sua preferência, eu usei a calabresa)
  • 3 xícaras de PTS (aquela que é igual à carne moída)
  • 6 xícaras de água
  • 1 cebola
  • 1 tomate
  • 1 pimentão
  • 1 abobrinha média
  • 3 folhas de couve (eu usei a folha da couve-flor)
  • 2 colheres de sopa de shoyo
  • 300 gr de molho de tomate (1 caixinha pequena)

Modo de preparo:
  1. Retire a pele da linguiça e pique em cubinhos pequenos
  2. Aqueça uma panela (fogo médio) e coloque a linguiça e mexa de vez em quando
  3. Quando a linguiça começar a soltar a "gordurinha", acrescente a cebola picada
  4. Quando a cebola começar a ficar transparente, acrescente o tomate e o pimentão picado, refogue tudo por uns cinco minutos
  5. Acrescente o molho de tomate, a água e a proteína de soja
  6. Misture tudo e abaixe o fogo, deixe a panela semi-tampada
  7. Quando a PTS hidratar e cozinhar (mais ou menos 30 minutos) acrescente a abobrinha picada e as folhas de couve picadas fininhas, tampe e deixe mais 10 minutos ou até a abobrinha estar cozida
  8. Acrescente o molho shoyo e verifique o sabor, se quiser acrescente um pouco de sal de acordo com o seu paladar

Eu usei a folha da couve-flor nesta receita porque descobri que ela é riquíssima em nutrientes, mais até do que a própria couve-flor, então como tinha em casa e precisava dar bom uso a elas, achei que ia ficar bom junto com a PTS. E ficou mesmo! Mas você pode usar a couve-folha, ou qualquer outra coisa que você goste: cenoura, batata, chuchu...

Tem gente que nunca se atreveu a experimentar a proteína de soja, mas quando bem feita, ela é muito gostosa. Eu confesso que nem como tanto por execrar carne vermelha, mas pelo fato de ser muito barata. Então se une preço bom + saúde, acho uma excelente opção!

6 comentários:

  1. Adoro soja, tenho um blog só com receitas sem derivados do leite e sem carnes. Vale a pena conferir http://carolinammartins.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHAHA não usa caldo pronto mas enche de calabreza!!!

    ResponderExcluir
  3. Ela tem razão porque os caldos prontos são os produtos que mais contém sódio e gordura, a não ser os lights, mas mesmos esse contém muito sódio.

    ResponderExcluir
  4. Poderia ter explorado melhor as qualidades nutricionais do prato. Substituir a carne vermelha por carne de soja e utilizar linguiça não cai bem!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá Juliana
    Na verdade a maioria das pessoas parte direto para o cozimento da Proteina de Soja, mas o idela mesmo é hidratá-la antes.
    Descobri sozinha que o ideal mesmo é colocá-la em agua morna, com caldo de limão por meia hora.
    Depois esfrega bem e enxagua algumas vezes, espremendo-a entre um enxague e outro.
    Eu uso sozinha, com temperos naturais (salsinha,cebolinha,manjericão,cebola, alho e pimentão) e acrescento 1 colher rasa de caldo de galinha e uma pitada de pápreica.
    E uso molho de tomate feito em casa, mas na pressa coloco 2 colheres de extrato de tomate.
    Fica deliciosa. O Eddye come acreditando piamente que esta comendo picadinho (que é como chamam carne moida aqui em Manaus).
    Ele odeia Proteina de Soja, mas nunca imaginou que é o que come aqui em casa.
    Beijos
    Elisabeth Lorena Alves

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails