6 de abr de 2010

A saga do bolo confeitado

Dia desses eu me aventurei em confeitar um bolo com a famosa pasta americana.
Isso pq já tentei com chantily, brigadeiro, ganache, e nada deu certo... Fica uma coisa feia, mal feita. Não tenho uma mão boa pra acabamentos delicados. Pelo menos não com cobertura de bolo.
Pois então, achei que a pasta americana, por ter uma textura parecida com o biscuit, eu ia desenrolar fácil. No meu aniversário de primeiro ano de casada, achei que a ocasião pedia um bolo confeitado com pasta americana, aí comprei a Pastamix + açúcar impalpável + corantes vermelho e verde limão. Segui as instruções da embalagem, vi uns vídeos na net, tomei coragem e comecei a empreitada. O resultado foi esse:


A receita do bolo tirei do blog da Otávia, é um bolo amanteigado, e fiz recheio de creme de limão, que nada mais é do que juntar leite condensado, suco de limão e levar ao fogo até engrossar. Ficou super gostoso, mas não consegui um resultado estético legal. Tem umas falhas que ficam na massa, e na hora de arrumar as laterais a massa dobra, enfim... fiquei triste mas tava gostoso e o marido amou a surpresa e é isso que importa.
Mas um bichinho dentro de mim ficou me cutucando pra fazer de novo e ver se o resultado seria melhor. Vi essa receita de pasta de leite ninho do blog Na cozinha da Chris, que garantia uma cobertura menos doce e super fácil de fazer.
Me enchi de coragem e na manhã do feriado fui fazer a cobertura. Realmente é super fácil, mas não sei se é pq na minha cidade tá muito quente, a dita tava soltando água, e a consistência muito mole, se partiu em vários pontos... Depois de muito esforço, o resultado foi esse:

Fiz recheio de limão de novo pq é o que eu sempre tenho em casa e só tenho corante verde mesmo, kkkk.
Lógico que na foto eu escondi os defeitos, mas posso dizer que ainda não consegui fazer um bolo bem acabado. Vou dar um tempo, e quando criar coragem de novo, faço mais uma tentativa.
Ah, a pasta de leite ninho é muito gostosa, quem quiser tentar e tiver mais sorte que eu...

8 comentários:

  1. Oi Juliana!
    Que pena que não deu tão certo...
    No calor é complicado mesmo.
    Mas a "água" pode ser pelo corante, que deixa a massa meio oleosa. No bolo do Barney que fiz para a minha sobrinha e que levou muito corante vermelho e azul, tive que adicionar mais leite em pó para conseguir abrir.
    Sobre a dificuldade em abrir, é importante fazer massa para sobrar mesmo, e com uma espessura mais grossa. Não pode economizar na quantidade da pasta, porque senão fica difícil para você abrir. Tem que deixar uma boa sobra nas laterais e uma altura boa.
    Se quiser tentar de novo, pense em fazer um bolo menor, num dia de temperatura mais amena e sem o corante. Vai ficar uma massa amarelinha.
    Meu primeiro teste foi assim. Desde então apanho um pouco com ela às vezes, mas no final sempre acho que o esforço valeu a pena.
    Bjs,
    Chris

    ResponderExcluir
  2. Pois é... e olha que eu taquei leite ninho :-)
    Vou tentar de novo sim! É uma delícia =)

    ResponderExcluir
  3. olá juliana ,adoro seu blog,e sempre te acompanho!hoje tentei fazer essa receita de pasta de leite ninho mais nao deu certo ficou quebradiça e deu muuuito trabalho,dá proxima vez a usarei pra fazer docinhos,no bolo achei um pouco enjoativa tbm.bjinho!
    Aline Santos

    ResponderExcluir
  4. olá juliana adoro seu blog ,vc é muito divertida !tetei hoje essa receita da pasta de leite ninho mais nao deu certo ficou muito quebradiça e me deu muita dor de cabeça.dá proxima vez farei docinhos com ela ,pois no bolo o pessaol aqui achou enjoativa,.bjs até a proxima!Valéria Campos

    ResponderExcluir
  5. Pois é meninas... comigo foi assim também. Quem sabe com a dica da Chris não fiquei melhor né.
    Acho que pra docinho fica ótimo, meu marido inclusive come as sobras da massa que eu guardei na geladeira e adora =)

    ResponderExcluir
  6. Juliana,

    Não fiz ainda esta pasta de leite em pó, pq só ouvi q não da muito certo, e a pasta mix não é grande coisa para trabalhar, eu prefiro a da arcolor, antes de distribuir a pasta no bolo se houver muitas imperfeições faça uma "argamassa", algo para encobrir, só depois espalhe a pasta, a foto do primeiro me parece que vc abriu bem fininha, qdo fica assim, abro outra pasta tb fina e cubro outra vez, ajuda bastante.
    O resto é pratica mesmo.

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Cheguei ao seu blog procurando informações sobre como confeitar bolo com massa de leite ninho. Eu nunca fiz nenhum, estou só pesquisando, lendo, assistindo videos e todas as demais dicas q encontro nos comentários das leitoras.
    Pretendo fazer um bolinho pequeno no fim do ano, de formatura do ABC, para minha filhotinha. Até lá vou praticando e se, em último caso não der certo vou apelar para alguma boleira de plantão! rss
    Vi uma receita e ótimas dicas no extinto Rainhas do Lar... pretendo testá-la. No blog Feito a Mão, da Claudinha, tem uma receita ótima e muuuuitas dicas da massa de leite ninho, dá uma espiada lá!
    Vou ficar na torcida pra vc não desistir!!!
    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marlene, a massa é uma delícia mesmo =)

      Excluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails