28 de abr de 2010

A saga do bolo confeitado - parte II

Querem primeiro a notícia boa ou a ruim?
A boa foi que acho que acertei uma massa de muffin bem levinha e fofinha, mesmo sem usar iogurte, e fiquei super orgulhosa por ter dado meus pitacos e ver que funcionaram!
A má foi que pensei: vou ser mais modesta desta vez, e ao invés de querer decorar logo um bolo inteiro com pasta americana, vou decorar um cupcake, "NÃO É POSSÍVEL QUE EU NÃO CONSIGA!!!"
Foi...
Não se iluda, as aparências enganam:

Depois de tirar a foto, a cobertura de glacê derreteu mais que gelo em dia quente...
Mas eu não vou desistir, tô de olho numa cobertura que só ainda não testei pq leva cream cheese e ainda não achei por aqui pra comprar.
Mas tava gostoso, ó:

Eu fui obrigada a dar uma mordida pra tentar mostrar o recheio de creme de chocolate que eu coloquei dentro (creme de leite -1cx, chocolate meio amargo - 150gr, manteiga - 1 colher de sopa e maizena - 2 colheres de sopa no fogo até engrossar).
Veja bem, eu não saí da dieta, foi tudo em nome da ciência. Em vão, pq num dá pra ver nada né.

Vamos à receita da massa:


  • 1 xícara e meia de de farinha de trigo
  • 1 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 xícara não muito cheia de açúcar
  • 100gr de manteiga (ou uma colher de sopa beem generosa)
  • 3 ovos 
  • 1 xícara de leite misturada com uma colher de vinagre (é uma tentativa de imitar o buttermilk, usado nas receitas originais de cupcake)
  • 1/4 de xícara de chocolate em pó (aquele que é 50% cacau, se quiser fazer com achocolatado, diminua a quantidade de açúcar)
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio


Modo de fazer:

Peneire a farinha com o fermento e o bicarbonato e reserve. Bata a manteiga com o açúcar e acrescente os ovos, um a um, depois a essência. Acrescente o chocolate em pó, depois metade da farinha peneirada com o trigo, em seguida o leite e depois a farinha restante. Distribua nas forminhas (enchendo até um pouco mais da metade) e asse em forno pré-aquecido a 180 graus por mais ou menos meia hora ou até passar no teste do palito. Rende 12 muffins ou 20 mini-muffins.

A cobertura, eu já dei a receita aqui. A diferença foi que nessa eu coloquei todo o açúcar de confeiteiro do mundo pra ver se conseguia o ponto, e usei um pouquinho de corante (será que foi esse o problema?). Na hora ficou lindo, mas depois... buááááá.

Considerações:

  • Para fazer a massa de outro sabor, retire o 1/4 de xícara de chocolate em pó e acrescente essa mesma quantidade de farinha de trigo. E na hora de usar o leite, use algum suco (quantidade não me pergunte que eu não sei, se alguém souber e nos contar, eu agradeço). Ou pode usar o leite com vinagre e acrescentar pedaços de chocolate ou banana na massa, ou ainda, fazer a massa básica e colocar recheio no cupcake depois de assado, como ensina aqui.
  • Vale a pena investir no bicarbonato de sódio, ele REALMENTE deixa a massa super leve e ajuda a crescer bonito. É barato (vende na farmácia, um potinho não é mais que R$ 3,00), rende muito e tem mil e uma utilidades, nas receitas e etc: desde clarear os dentes até limpeza de panelas. É só pesquisar no google.
Não esqueçam do sorteio!!!

6 comentários:

  1. Pra vc endurecer a pasta americana, use um pó chamado CMC na mesma. Depois de trabalhar a pasta, coloque uma colherinha de café de CMC. Ele fica durinho depois de modelado, mas eu só uso em detalhes como flores, folhas, bichinhos etc... Bjos
    Mônica Leão

    ResponderExcluir
  2. Ola, depois de ler bastante sobre cupcakes , resolvi criar coragem e testar sua receita ,pois vc deixa tudo muito bem explicadinho....Não imagina como fiquei feliz de ver o resultado tanto o meu como para quem fiz ,minha linda enteada que queria os cup.....rsrssr.
    Ficaram super macios e tbem até que bonitinhos pelos primeiros que fiz!!!
    Muito obrigado e parabens pela receita.

    ResponderExcluir
  3. MARILDA DISSE....01/11/11 16:32

    AMIGA MONICA LEÃO - O QUE QUER DIZER (CMC), E ONDE POSSO ENCONTRAR? FICO MUITO AGRADECIDA. MARILDA -ANTONINA/PR.

    ResponderExcluir
  4. Sabe tem uma forma especial pro cupcake, vi no site http://www.importadosmaemoderna.com/collections/natal/products/forma-para-cupcakes eles enviam para todo Brasil.

    ResponderExcluir
  5. CMC significa Carbox metil celulose. Normalmente é adicionado em alguns tipos de alimentos onde se procura uma viscosidade maior. É encontrado em lojas de Confeitaria, Cereais, e mercados municipais..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por gentileza, estou penando p encontrar esa informação, vc me abriu uma porta disse: uma colher de café para usar na pasta, já é uma grande informação p mim, que não sabia o quanto usar, mas não ficou claro ainda p mim, uma colher de café para quanto de pasta por favor, agradeço desde já Monica Leão!

      Excluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails