7 de abr de 2010

Molho pesto


Sempre que via alguma receita ou alguém fazendo referência ao tal molho pesto, me sentia a única pessoa que ainda não tinha provado o molho considerado "perfeito para massas". Logo eu que me orgulho do sangue italiano correndo pelas veias! Pois é, mas é que na minha santa ignorância, achava meio esquisito misturar nozes (o mais puro leva pinoli) no macarrão, ficava achando que ia provar mas não ia gostar.
Foi aí que decorei a receita e decidi que no dia que encontrasse nozes por perto de casa ia fazer, e esse dia foi sábado.





Imagem daqui

O processo é fácil e rápido, tem gente que faz no pilão (inclusive o nome "pesto" quer dizer "amassado"), mas eu joguei no processador mesmo:

Parmesão
Manjericão
Alho
Nozes

Aí mistura com azeite + algumas gotas de limão

As quantidades eu não me lembro, mas segui a dica da minha rainha mestra Faby do Rainhas do Lar: O azeite é a base, o protagonista é o manjericão e as nozes, convidadas especiais. O limão foi o Jamie Oliver que inventou (e realmente dá um toque especial).

Depois de tudo triturado e misturado, tem que deixar uns 15 minutos descansando, enquanto isso você ferve a massa, que pode ser qualquer tipo. O importante é misturar o molho na massa quente, recém saída da fervura.

O resultado foi que a partir de agora, macarrão aqui em casa, só se for "al pesto". Que coisa deliciosa... E o cheiro? E além de tudo, acho que é o molho mais light que existe! E pra melhorar ainda mais o que já é o máximo, dá pra fazer bastantão e guardar na geladeira, a durabilidade é altíssima. Ou seja: chegou em casa desesperado de fome, e quer ter uma refeição chique? Ferve o macarrão enquanto toma banho, e depois é só tirar o molho da geladeira, juntar tudo e "voilá".

Dica: quem não tiver manjericão em casa, pode fazer com coentro. Dizem por aí que fica maravilhoso... Eu ainda não testei, mas certamente vou experimentar.

11 comentários:

  1. Oi Ju, amei seu blog e já está nos meus favoritos. Vou tentar fazer o pesto tbm, só não tenho ideia da quantidade.
    Sua pequena está linda, linda, viu?
    Parabéns.
    Paty Calzerra.
    http://patya-a-porter.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Paty, obrigada =)
    Eu vo fazer o pesto hoje, vo botar umas 2 xic de menjericão/1 de nozes. Azeite o suficiente pra cobrir tudo, 1 limão e 2 dentes de alho. Acho que é essa proporção... Bjus e volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. HUm, vou fazer! Vou regar umas batatas bolinhas cozidas! Se der certo colocarei no meu bolg, ok?
    Obrigada! Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Que idéia genial! Tem tudo pra ficar delicioso.... Adorei =)

    ResponderExcluir
  5. Ju, eu faço o pesto lá em casa. Já testei com nozes, mas achei o gosto muito forte, com castanha do pará fica melhor. Já me falaram que o verdadeiro molho pesto é feito com um tal de pinolli. Eu nunca achei isso pra comprar.

    ResponderExcluir
  6. Eu AMO molho pesto! Comia demais num restaurante a quilo super bom em Niterói. Eles fazem com Farfalle. Mas como é a quilo, nem sempre tinha. Quando tinha, mal eu entrava o dono já me avisava: "hoje tem!". Ai, Senhor, era uma vergonha meu prato... Mas inacreditável mesmo é que nunca fiz... =(

    ResponderExcluir
  7. Boooommm...
    Depois de "roubar" umas 500 "receitinhas" (tô usando o diminutivo por que fui atrás só das MAIS fáceis... e digo "MAIS" por que TODAS são fáceis...) AGORA me senti na CULPA e obrigação de pelo menos deixar um OBRIGADO!
    ADORO molho pesto, mas acho que os que eu comi eram 'falsos' por que eram com SALSA e CEBOLINHA, se tinham MANJERICÃO ele definitivamente NÃO ERA o "astro" da receita.
    Enfim vou providenciar as nozes e fazer do seu jeitinho.
    Enfim, desculpe esse pobre "rapaz" quarentão se mentendo no meio das suas panelas.
    Gastronomia (ainda mais a "simples e pratica" é algo que faz tanto bem pra gente né?
    Até os homens (comuns até, não os "super homens" tipo Jamie Oliver -hehehehe-) gostam!

    PARABÉNS PELO BLOG!

    Grande abraço!

    BG

    ResponderExcluir
  8. Oi, Juliana. Gostei muito da receita. Eu fiz e ficou ótimo. Tenho apenas uma dúvida: quando você diz "azeite", nesta receita, você se refere ao azeite de oliva ou ao azeite de soja?

    Obrigado.

    Abs,
    tiago.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago =) É azeite de oliva mesmo!

      Excluir
  9. É o manjericão folha mesmo, né?

    ResponderExcluir

Gente, eu realmente gostaria de responder os comentários prontamente, mas na correria não tenho conseguido. Quando houver dúvida sobre as receitas, favor mandar por email (contato@pitadinha.com) ou na fan page (www.facebook.com/pitadinha) que lá eu respondo mais rápido! Obrigada pela compreensão!

Related Posts with Thumbnails