24 de mar de 2010

Rápido e gostoso




Ganhei do maridão esse livro que além de lindo, traz receitas dividas e fáceis, rápidas no preparo e com ingredientes simples.

Muitas pessoas já adoram a Nigella, outras (principalmente quem não tem tv a cabo, como eu) ainda não a conhecem, mas precisam conhecer.

Vou postar algumas receitas dela, e vou começar pela que achei mais fácil, chega a ser infantil até, e bem saudável: Barrinha de cereais

Ingredientes: 800 gr de granola da melhor que você encontrar + 1 lata de leite condensado

Modo de fazer: Unte uma assadeira retangular com óleo, preaqueça o forno a 180 graus. Leve o leite condensado ao fogo para aquecer e reduzir um pouquinho mexendo sempre(pra quem não sabe o que é reduzir, é simplesmente deixar ele engrossar um pouco), não é pra ficar nem de longe em ponto de brigadeiro (pra quem não sabe o que é ponto de brigadeiro, é quando você vê o fundo da panela quando passa a colher). Feito isso, é só misturar com a granola bem misturadinho e espalhar a assadeira untada. Colocar no forno por uma hora, com a tampa semi-aberta. Retire do forno, depois de quinze minutos corte as barrinhas e deixe esfriar completamente para desenformar.

Considerações: No livro a Nigella manda misturar vários grãos, tipo aveia, semente de num sei o quê, mas achei mais prático usar a granola que já vem uma mistura legal de grãos. A tampa do forno semi aberta é por conta do meu forno ter a temperatura mínima de 180 graus e no livro ela manda colocar a 130 graus.
Na minha primeira experiência, acho que não aqueci o leite condensado o suficiente, então num deu o "grude" necessário para manter os grãos "unidos venceremos". Na próxima vez vou deixar mais um pouco... E também minha assadeira retangular não é muito grande, então as barinhas ficaram muito altas. To pensando em na verdade moldar como se fossem biscoitinhos na mão e já colocar na forma separados, assim não tem que cortar né. Rende bastante, eu enchi uma lata (de leite) pro marido levar pro trabalho, enchi uma lata pra deixar no meu quarto e enchi mais uma latona pra deixar na cozinha, e essa barrinha, acredite, salva a pátria na hora do desespero. Pena que não tenho foto :-(

Um comentário:

  1. Adoro as receitas da Nigella! Assisto todo programa dela com um bloquinho de notas do lado!rs.
    Mas um dia ainda vou comprar todos os livros dela.

    ResponderExcluir

Esta e outras receitas você encontra no www.pitadinha.com

Related Posts with Thumbnails