30/03/2010

Iogurte Caseiro


Rápido e fácil, super saudável e gostoso:

1 caixa de leite longa vida (desnatado ou não, sua consciência decide)
1 pote de iogurte natural (idem)

Você vai ferver 400 ml do leite, sempre vigiando pra não transbordar.
Assim que ferver, você joga o iogurte e o resto do leite, misturando bem. Eu uso o mix.
Aí é só colocar num recipiente fechado e ao abrigo da luz e calor.

Um dia eu tive uma idéia que facilitou bastante o preparo do iogurte: comprei uma marmita térmica. Virou a minha iogurteira. Faço de noite, antes de dormir, de manhã o iogurte tá prontinho. Eu uso uma parecida com essa da foto.

Dica: se você for usar iogurte e leite desnatado, mas fica triste quando vê a consistência que fica, é só adicionar três colheres de leite em pó no preparo. Vai ficar super lindo, quase um Activia :-)

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Posso dar uma sugestão?
    Ao invés de depois do leite fervido vc juntar o iogurte e só depois o restante do leite, acho melhor fazer o contrário,porque a temperatura de fervura do leite mataria todas as bactérias responsáveis pela sua fermentação.E se vc quer uma consistencia mais sólida é só juntar 1 colher de sopa de leite em pó.
    PS: Apaguei o post anterior por erro de digitação.

    ResponderExcluir
  3. casa filhos e marido04/10/11 12:01

    Vou tentar fazer pra ver se da certo.
    Menina to com vontade de tomar ele no café da manhã vamos ver rsrsrsrs

    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Sill, minha mestra!

    Oi lindona, faz sim e depois me conta =) Bjusss

    ResponderExcluir
  5. Olá! Achei muito interessante a receita, mas tenho duas perguntas: um pote de quanto mls? Não tô morando no Brasil e não lembro qtos mls tinha um pote. A Sillmelo falou em fazer "o contrário"... que seria o quê? Me interesso porque tenho intolerância à lactose e a fermentação do yogurte é minha salvação.
    Abraços e muito obrigada! Adoro o site! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Eu tambem nao moro no Brasil, gostaria de saber quantos ML de yogurt??

    ResponderExcluir
  7. Ou então... Ferve-se os 400ml de leite, mistura a outra parte de leite frio, primeiro... (isso diminuirá a temperatura do leite fervido e não matará os "bichinhos") e depois mistura o iogurte... Se eu tivesse lido essa receita antes, não estaria esperando 1L de leite esfriar! Hehehehe
    Adorei o site! Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. acho muito legal teu blog. Gostaria de dizer que o yogurte ou coalhada caseiros ficará melhor com leite pasteurizado e não de caixinha...O de caixinha é esterilizado e contem conservantes (já foi comprovado que tem até formol para conservar). Use leite tipo A, pode juntar umas 2 colheres de leite em pó para que forme menos soro depois de coalhado. Ao aquecer (não ferva, pois eliminará muitos lactobacilos) faça-o até a temperatura que seu dedo aguenta. Na verdade será amornar o leite. e então acrescente o melhor yogurte possivel! espero ter ajudado, bjo

    ResponderExcluir
  9. Eu fiz! Mesmo sem muito traquejo, foi um sucesso, fiz do jeitinho que vc ensinou, desliguei antes de subir, misturei o resto e o iorgute. Deu super certo amei. E não ficou ralo não, pq fiz com leite integral. Obrigada pela receita, tenho ligo o site todo.

    ResponderExcluir

Gente, eu realmente gostaria de responder os comentários prontamente, mas na correria não tenho conseguido. Quando houver dúvida sobre as receitas, favor mandar por email (contato@pitadinha.com) ou na fan page (www.facebook.com/pitadinha) que lá eu respondo mais rápido! Obrigada pela compreensão!

Related Posts with Thumbnails